Salmo 23:4 | Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte

Este versículo encontra-se no Salmo 23 e são palavras que demonstram o constante cuidado e livramento de Deus pelo seu povo, tal como um pastor que cuida das suas ovelhas. Davi, o autor deste salmo, teria passado por precipícios e caminhos perigosos com o seu rebanho. Além disso, protegeu as suas ovelhas de perigos terríveis com a ajuda do Senhor. Ele sabia que o Seu Pastor cuidaria da sua vida também.

respostas.com.br
Versão João Ferreira Almeida Atualizada

O que é o vale da sombra da morte?

Era muito comum pastores conduzirem os seus rebanhos por trajetos perigosos, em estradas curtas, com vales no meio do caminho. Este “vale da sombra da morte”, dizem alguns estudiosos, existia mesmo no caminho entre Jericó e Jerusalém. Portanto, o pastor tinha uma responsabilidade muito grande com as ovelhas.
Era um percurso perigoso que deixava todos os que passavam por ali, com muito medo, tanto pelo aspecto geográfico como por possíveis roubos ou assaltos.

Todo crente pode, eventualmente, passar por um "vale" em sua vida. Situações de doença, perda de um ente querido, finanças, família, trabalho, relacionamentos... Os crentes não estão isentos de situações difíceis, perigosas na vida. Ora, o próprio Senhor Jesus nos advertiu sobre isso em João 16:33.

Podemos ler no Salmo 46:1-7 que, apesar das lutas, dos “vales”, o Senhor é nosso refúgio e está conosco.

“Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam… O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.”

Entenda o significado completo do Salmo 23: Sobre o salmo 23

Mais algumas imagens de outras versões bíblicas deste versículo:

respostas.com.br
Versão Nova Tradução da Linguagem de Hoje
respostas.com.br
Versão Nova Bíblia Viva