O rei Xerxes foi o rei da Pérsia que casou com Ester. Ele governava um grande império, que incluía a região de Israel. Fora da Bíblia, ele é conhecido por sua invasão fracassada contra a Grécia.
Os primeiros anos de reinado
Xerxes, também conhecido como Assuero na Bíblia, era muito rico e poderoso. No terceiro ano de seu reinado, Xerxes reuniu todos os nobres e líderes militares na sua capital para um grande banquete que durou seis meses! Durante esse tempo, ele exibiu o melhor de seu império e possivelmente preparou sua invasão contra a Grécia (Ester 1:2-4).
No fim desse tempo, Xerxes deu um banquete de sete dias a todos os cidadãos da capital. No último dia, quando Xerxes já estava um pouco embriagado, ele chamou sua esposa Vasti para exibir sua beleza aos seus súditos. Mas Vasti se recusou a aparecer e o rei ficou muito zangado (Ester 1:10-12). Vasti foi destituída como rainha e banida da presença do rei.
Xerxes saiu para invadir a Grécia. Seu exército era enorme mas os soldados gregos eram bem treinados e estavam lutando em casa. A invasão começou bem para Xerxes mas acabou em desastre. Aproveitando seu conhecimento do território, os gregos escolheram posições de vantagem e conseguiram massacrar o exército persa em algumas batalhas. Xerxes sofreu uma grande derrota e voltou para casa.
Xerxes e Ester
Foi provavelmente depois da invasão falhada que Xerxes começou a procurar uma nova rainha. Durante um ano, as moças mais bonitas do império receberam um tratamento de beleza. Depois, cada uma foi levada ao rei para que ele escolhesse sua favorita. A vencedora foi uma jovem chamada Ester, que se tornou rainha no lugar de Vasti (Ester 2:17-18).
Veja aqui a história de Ester.
Certa vez, dois oficiais do rei conspiraram para o matar. Mas um homem chamado Mardoqueu os ouviu e denunciou. Os oficiais foram executados e tudo foi escrito nos registros reais. Algum tempo depois, Xerxes colocou um príncipe chamado Hamã em um alto cargo da corte. Um dia Hamã contou ao rei sobre um povo muito rebelde que podia causar problemas dentro do império: os judeus. Xerxes autorizou Hamã a decretar a morte de todos os judeus (Ester 3:8-11).
Alguns dias depois, a rainha Ester entrou na presença do rei sem ser convidada. Isso era crime mas Xerxes teve misericórdia dela. Ester então convidou o rei e Hamã para um banquete (Ester 5:3-5). No fim do banquete, Ester convidou o rei para mais um banquete no dia seguinte.
Nessa noite, Xerxes não conseguiu dormir e ficou lendo os registros reais. Ele descobriu que Mardoqueu não tinha sido recompensado por salvar sua vida. De manhã Xerxes falou com Hamã e, aceitando sua sugestão, mandou Hamã levar Mardoqueu pela cidade para receber honra de todos os cidadãos (Ester 6:6-9).
Veja também: quem foi Mardoqueu?
Depois disso, Xerxes e Hamã foram para o banquete de Ester, onde ela revelou que era judia e que Hamã estava conspirando para a matar, junto com todo seu povo! Xerxes ficou furioso e mandou executar Hamã na forca que tinha preparado para Mardoqueu, que era parente de Ester (Ester 7:9-10). Xerxes honrou Mardoqueu e deu poder a ele e Ester para salvar os judeus do extermínio.
Anos mais tarde, Xerxes morreu assassinado. Seu filho Artaxerxes o sucedeu e permitiu a reconstrução do templo e dos muros de Jerusalém.