Podemos confiar na Bíblia?

Sim, a Bíblia é confiável. Não há nenhum outro livro da Antiguidade com autenticidade tão bem comprovada como a Bíblia. A quantidade de evidência é avassaladora.

Quantas cópias antigas da Bíblia há?

Já foram encontradas centenas de cópias antigas da Bíblia ou fragmentos da Bíblia. Algumas dessas cópias datam de apenas algumas décadas depois da escrita dos livros originais. Isso é espantoso, não há nenhum outro livro da Antiguidade com tantas cópias tão perto da data original. Pôr em causa a autenticidade da Bíblia é pôr em causa praticamente toda a História e Literatura da Antiguidade!

A Bíblia foi modificada?

Não, a Bíblia que chegou até nós hoje não sofreu nenhuma modificação importante. Antes da invenção da imprensa, os textos da Bíblia eram copiados à mão. As versões mais antigas eram escritas em Aramaico, Grego e Latim. Os escribas e os monges que copiavam os textos eram extremamente cuidadosos em seu trabalho, porque a Palavra é sagrada.

Antigamente, a cópia mais antiga encontrada do livro de Isaías datava de quase 1000 anos depois de Cristo, quando a Igreja já estava bem estabelecida. Quando os manuscritos do Mar Morto foram descobertos, foi encontrado uma cópia de Isaías cerca de 1000 anos mais antigo. Peritos compararam as duas cópias e descobriram que o texto quase todo era igual! E mais, as diferenças encontradas eram só pequenos erros ortográficos, nada que modificasse o sentido do texto.

A autenticidade de alguns trechos de alguns livros da Bíblia tem sido debatida. Mas esses trechos normalmente são introduções ou conclusões de livros, que em nada alteram a mensagem. A Bíblia que temos hoje é muito confiável.

Veja também: Jesus existiu mesmo?

A Bíblia tem erros?

Sim, a Bíblia tem erros mas são tão pequenos que são irrelevantes. Não há nenhum erro ou discrepância que põe em causa a mensagem da Bíblia. A maioria dos erros são:

  • Erros ortográficos ou de gramática
  • Traduções imperfeitas
  • Ligeiras diferenças em datas
  • “Erros” que não são erros (parecem erros à primeira vista mas têm explicação lógica)

Todos os erros juntos não ocupam nem 1% do texto todo da Bíblia! Compre um jornal e conte quantos erros tem. Quantos desses erros modificam drasticamente o sentido do texto? A Bíblia provavelmente tem menos erros que o jornal.