Qual é o significado da ascensão de Jesus? Como aconteceu?

A ascensão de Jesus marcou o fim de seu ministério na terra. Jesus subiu ao Céu para estar junto do Pai e interceder por nós. Mas ele não nos deixou sozinhos. Ele enviou o Espírito Santo para estar conosco para sempre.

Quando Jesus ressuscitou, ele apareceu a muitos discípulos ao longo de 40 dias (Atos dos Apóstolos 1:3). Durante esse tempo, ele ensinou os discípulos e preparou-os para sua grande missão: pregar o evangelho a todos os povos. Depois desses 40 dias, Jesus subiu ao Céu.

A ascensão de Jesus aconteceu no monte das Oliveiras, nos arredores de Betânia, que ficava perto de Jerusalém. Ele tinha acabado de comer com seus discípulos e os avisou que deveriam esperar em Jerusalém até serem batizados com o Espírito Santo. Então ele subiu ao céu e uma nuvem o cobriu da vista dos discípulos (Atos dos Apóstolos 1:9).

Enquanto ainda estavam olhando para cima, dois homens de branco apareceram e explicaram que Jesus tinha ido embora mas um dia iria voltar. Seu retorno seria semelhante à sua ascensão (Atos dos Apóstolos 1:10-11). Um dia, Jesus vai descer do Céu.

Veja também: como será a segunda vinda de Jesus?

A importância da ascensão

Antes de subir ao Céu, Jesus explicou por que tinha de ir embora. O Espírito Santo somente viria depois de sua ascensão (João 16:7-8). Jesus ensinou muitas coisas durante seu ministério na terra mas o Espírito Santo iria capacitar os discípulos a entendê-las.

O Espírito Santo convence o mundo da verdade. Ele convence do pecado e nos capacita a crer em Jesus. Através do Espírito Santo ficamos unidos a Deus, recebemos dons espirituais e ficamos com a capacidade para entender a palavra de Deus. Ele nos dá acesso direto a Jesus em todo tempo e em todo lugar!

Descubra aqui mais sobre o trabalho do Espírito Santo.

A ascensão de Jesus também marcou o início de seu trabalho como intercessor junto do Pai. Jesus agora serve como nosso “advogado de defesa”, diante de Deus Pai, justificando a todos que creem nele. Jesus reina do Céu e um dia voltará para levar todos os salvos para morar com ele (Hebreus 10:12-14).