O que é a Assembleia de Deus?

A Igreja Assembleia de Deus é uma denominação cristã protestante com uma grande variedade de igrejas afiliadas. A Assembleias de Deus são pentecostais mas cada grupo é bastante independente. As igrejas seguem as mesmas doutrinas fundamentais mas existem Assembleias de Deus muito diferentes umas das outras.

O movimento das Assembleias de Deus surgiu no início do século XX, a partir de vários grupos pentecostais independentes. Com o tempo, essas igrejas se juntaram e estabeleceram alguns pontos fundamentais sobre as quais todos concordavam. Para ser uma Assembleia de Deus, uma igreja deve concordar com essas doutrinas.

Em que a Assembleia de Deus acredita?

De acordo com a "Declaração das Verdades Fundamentais das Assembleias de Deus", cada Assembleia de Deus acredita:

  1. Que a Bíblia é inspirada por Deus e infalível – 2 Timóteo 3:16-17
  2. Que existe um único Deus, eterno, criador do mundo, que é Pai, Filho e Espírito Santo - veja aqui: o que é a Trindade?
  3. Que Jesus é o filho de Deus, que morreu na cruz por nossos pecados e ressuscitou – 1 Coríntios 15:3-5
  4. Que todos pecaram e o preço do pecado é a morte física e espiritual – Romanos 3:23-24
  5. Na salvação do homem pelo sangue de Jesus, através da fé e da graça de Deus, que muda a vida do salvo – Gálatas 2:8-9
  6. Em duas ordenanças da igreja – o batismo por imersão e a Santa Ceia
  7. No batismo no Espírito Santo, que todo crente pode receber depois da conversão - descubra aqui: o que é o batismo no Espírito Santo?
  8. Que o sinal do batismo no Espírito Santo é falar em línguas - leia aqui: o que a Bíblia ensina sobre falar em línguas?
  9. Na santificação, dedicando continuamente cada área da vida a Deus e rejeitando o pecado
  10. Que todos os crentes fazem parte da igreja, que é o corpo de Cristo, cuja missão é pregar o evangelho, adorar a Deus, edificar os santos e mostrar o amor de Deus ao mundo
  11. Que Deus preparou um ministério para Igreja cumprir sua missão
  12. Na cura divina como parte do evangelho – Marcos 16:17-18
  13. Na esperança da ressurreição e do arrebatamento dos salvos – 1 Tessalonicenses 4:16-17
  14. Na segunda volta de Cristo para um reino milenar na terra - veja aqui: o que são os mil anos de Apocalipse?
  15. No Juízo Final, onde todos serão julgados e o diabo e os ímpios receberão castigo eterno – Apocalipse 20:10-12
  16. Na criação de novos céus e nova terra, no fim dos tempos – Apocalipse 21:1

A Assembleia de Deus e a Bíblia

As doutrinas fundamentais da Assembleia de Deus têm boa base na Bíblia e não são muito controversos. Cada igreja ou grupo de igrejas das Assembleias de Deus é bastante independente, com uma liderança menos centralizada. As Assembleias de Deus apoiam a participação de todos os membros da igreja (1 Coríntios 14:26).

Veja também: por que existem tantas igrejas diferentes? Qual é a certa?

Como qualquer igreja, a Assembleia de Deus não é perfeita. A grande independência de igrejas pode causar alguma confusão para quem visita, porque existem Assembleias de Deus muito diferentes. Todas partilham as mesmas doutrinas fundamentais mas algumas Assembleias de Deus são mais rígidas que outras em certos assuntos secundários, como vestimentas e o estilo de vida dos crentes. Nas Assembleias de Deus, cada caso é um caso.