Caim matou quem?

Caim matou seu irmão mais novo, Abel, porque tinha ciúme dele. Os dois ofereceram sacrifícios a Deus mas Deus só aceitou Abel e seu sacrifício. Caim ficou zangado e acabou matando Abel.

Como Caim matou Abel?

A Bíblia não diz como Caim matou Abel. Os dois foram para o campo e lá Caim atacou Abel e o matou. Depois ele fingiu não saber o que tinha acontecido com seu irmão.

Não diz em lado nenhum que os dois brigaram ou lutaram. Tudo indica que Caim matou Abel em sangue frio, sem ter desculpa, porque sentiu ciúme dele.

Por que Deus rejeitou o sacrifício de Caim?

O próprio Deus dá a resposta na história:

“O Senhor disse a Caim: “Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? Se você fizer o bem, não será aceito? Mas, se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”.” - Gênesis 4:6-7

Fica claro que Caim não fazia o bem, por isso seu sacrifício foi rejeitado. O sacrifício de Abel agradou a Deus, não porque era carne mas porque seu coração era bom. Para Deus, o importante é o interior, não a aparência exterior. Atos religiosos feitos sem sinceridade não têm valor (Oséias 6:6).

Veja também: o que era a marca de Caim?

O que aconteceu com Caim?

Deus expulsou Caim de sua terra natal e amaldiçoou suas plantações. Também colocou em Caim um sinal para que ninguém o matasse em vingança de Abel. Caim fugiu da sua família e se estabeleceu na terra de Node, onde teve filhos com sua mulher e fundou uma cidade. Ele deu o nome de seu filho à cidade – Enoque.

Veja aqui: quem foi a esposa de Caim?

Para saber mais sobre a vida de Caim, leia Gênesis 4.