Como controlar a ansiedade usando a Bíblia e confiando em Deus!

Você pode controlar a ansiedade confiando em Deus. A Bíblia mostra como reduzir a ansiedade, com a ajuda de Jesus. Você não precisa enfrentar a ansiedade sozinho. Deus está com você.

Ficar dominado pela ansiedade não é bom para a saúde nem para a fé. Deus não quer que você viva paralisado pela ansiedade.

Veja também: o que Deus diz sobre ansiedade?

A Bíblia tem vários conselhos para controlar a ansiedade:

1. Conhecer o que a Bíblia diz

A Bíblia conta sobre um Deus Todo-Poderoso, que lhe ama e está no controle de sua vida. Se você der sua vida a Ele, você não precisa ter medo do futuro, porque Ele está cuidando de você. Lendo a Bíblia, você descobrirá como Deus é bom, sábio, justo e nunca falha (Filipenses 4:6-7).

2. Dar a ansiedade para Deus

A ansiedade é como um fardo pesado. Dê o fardo a Deus. Conte para Ele sua ansiedade e lhe peça “tome isto, eu não consigo carregar sozinho”. Confie em Deus e deixe que Ele controle sua vida. Sempre que você ficar muito ansioso, conte para Deus e entregue a ansiedade para Ele (1 Pedro 5:7).

3. Colocar em perspectiva

Uma boa forma de controlar a ansiedade é olhando a situação de uma perspetiva maior. Se você aceitou Jesus como seu salvador, você tem duas certezas sobre o futuro:

  • Jesus nunca lhe vai abandonar – Hebreus 13:5
  • Você vai para o Céu, para a vida eterna – João 5:24

Essas duas coisas estão garantidas, não importa o que pode acontecer na sua vida. Aconteça o que acontecer, Deus vai cuidar de você. Nos momentos mais difíceis da vida, com muita ansiedade, lembre-se disso.

Pôr em perspetiva também ajuda a controlar a ansiedade por coisas mais pequenas. Tirar uma nota mais baixa no exame ou perder o ônibus não vai destruir sua vida toda. Ficar ansioso não ajuda a resolver os problemas da vida (Lucas 12:25-26).

4. Resolver uma coisa de cada vez

Muita ansiedade é provocada por pensar em muitos problemas ao mesmo tempo. Quando isso acontece, você precisa organizar as prioridades. Não vale a pena ficar ansioso pelos problemas de amanhã. Foque apenas em resolver os problemas de hoje e deixe o futuro nas mãos de Deus (Mateus 6:34). Não tente resolver tudo ao mesmo tempo; resolva um problema de cada vez.

5. Procurar ajuda

Você não está sozinho. Controlar a ansiedade nem sempre é fácil mas Deus usa outras pessoas para lhe ajudar (Provérbios 12:25). Estar com pessoas que já aprenderam a lidar com a ansiedade é bom para ver como controlar de maneira prática. Procure a ajuda de um pastor ou líder de confiança, para lhe orientar. Se a ansiedade está causando problemas físicos, procure também ajuda médica.