Como entender a Bíblia?

Você pode entender a Bíblia se você ler regularmente, pedindo ajuda a Deus. A Bíblia foi escrita para ser entendida, não como um código impossível de decifrar. Com a prática e alguns princípios básicos de leitura, entender a Bíblia vai se tornar mais fácil.

Se você quer ler e entender a Bíblia, a primeira coisa que você precisa é entregar sua vida a Jesus. A Bíblia não é muito difícil de entender mas o pecado cega o entendimento. É por isso que muitas pessoas inteligentes não entendem a Bíblia. Quando você crê em Jesus e dedica sua vida a ele, Deus lhe dá entendimento para conhecer e aplicar Sua palavra (1 Coríntios 2:14-16). Você não precisa de muito conhecimento para entender a Bíblia. Você só precisa de Jesus.

É importante criar o hábito de ler a Bíblia regularmente. Procure um horário que é melhor para você, nem que seja 15 minutos, e leia um pouco todos os dias. Ler um ou dois capítulos por dia é bom porque não é demais para absorver mas é suficiente para não perder completamente o contexto.

Não sabe onde começar? Encontre aqui alguns planos de leitura da Bíblia.

Quando você está estudando a Bíblia, existem algumas coisas básicas que ajudam a entender o texto:

Orar

Ore antes de ler a Bíblia. Peça a Deus que Ele fale consigo enquanto você lê. A Bíblia é a palavra de Deus e seu objetivo ao ler é ouvir o que Deus tem para dizer. Orar ajuda.

Entender a estrutura da Bíblia

A Bíblia não é apenas um livro. É um conjunto de 66 livros, de vários gêneros literários diferentes. Assim como você não lê uma notícia no jornal da mesma maneira que você lê um romance, você não pode ler todos os livros da Bíblia da mesma maneira.

Faça essa pergunta: que tipo de livro da Bíblia que estou lendo? É um livro de História, de poesia, de conselhos práticos, de profecia, uma carta…? Isso vai fazer toda a diferença na forma como você encara o texto.

Por exemplo, quando o autor de Cânticos descreve os olhos de sua amada como pombas, é uma metáfora (Cânticos 1:15). Não é suposto ser levado literalmente! O Livro de Cânticos é um livro de poesia, que não pode ser interpretado tão literalmente como um livro de História (como Êxodo ou Atos dos Apóstolos).

Veja aqui mais sobre os diferentes tipos de livros na Bíblia.

Analisar o texto

Você entende todas as palavras que leu? Existe alguma palavra que você não conhece? Procure o significado dessas palavras. Algumas Bíblias têm um glossário que explica as palavras mais difíceis.

Tente explicar o que você leu por palavras suas. Isso vai lhe ajudar a entender melhor o que o texto está dizendo. Quais são as ideias principais? Existe uma ordem lógica entre as ideias?

Nota: existem várias traduções da Bíblia em português. Algumas são em linguagem mais fácil que outras. Se você está tendo dificuldade em entender a linguagem de uma tradução, tente ler em outra. É sempre bom comparar traduções.

Veja também: como estudar a Bíblia?

“Entrar” na história

Imagine-se lá. A Bíblia conta muitos detalhes que ajudam a imaginar o que estava acontecendo. Quando você se coloca nos sapatos das pessoas da Bíblia, o texto ganha vida e se torna muito mais interessante.

Por exemplo, quando os discípulos viram Jesus andando sobre a água, eles ficaram cheios de medo e pensaram que era um fantasma (Mateus 14:24-27). Você consegue se imaginar dentro do barco, no mar agitado? É de noite, está bastante escuro e você não consegue ver muito bem. Então você vê um vulto sobre a água, se aproximando de você! Seu companheiro se agarra em você e grita em um tom mais agudo que o normal “é um fantasma!” É o fim, você vai morrer… Mas não, é Jesus! Como?! Ninguém anda sobre a água, é completamente impossível! Como você se sentiria nessa situação?

Leia a Bíblia como uma coisa viva.