Como saber se devo terminar o namoro?

Se você está se perguntando se deve terminar o namoro, provavelmente seu namoro já tem problemas. O namoro visa o casamento, que é um compromisso para a vida toda (Marcos 10:7-9). Por isso, é importante buscar a vontade de Deus para esse relacionamento (Tiago 1:5).

Para saber se deve terminar o namoro, faça duas perguntas:

1. O namoro está dentro do padrão de Deus?

Pense um pouco no seu relacionamento – é saudável? Um namoro sem amor, respeito, dignidade e paciência não vai levar a um casamento feliz. O namoro é a fase em que o casal aprende a se adaptar um ao outro. Se os dois não estão prontos para mudar suas atitudes erradas durante o namoro, não vai acontecer no casamento.

Quer saber se seu namoro está dentro do padrão de Deus? Leia aqui: como deve ser o namoro cristão?

Se seu namoro lhe leva a pecar, você tem um problema. Deus é mais importante que qualquer relacionamento. Pare de pecar. Se você tiver que terminar o namoro para parar, então termine (Mateus 5:27-30).

Veja também: o que Deus diz sobre o namoro?

2. Você se imagina casando com essa pessoa?

O namoro ajuda o casal a se conhecer melhor, para depois decidir se quer casar. Se vocês não acharem que pode acabar em casamento, terminem o namoro. Fiquem pela amizade.

Descubra aqui: como terminar um namoro cristão? ou como terminar um namoro com um descrente?

Sejam honestos um com o outro. Depois de algum tempo de namoro vocês vão precisar ter conversas sobre o futuro. Seus planos são compatíveis? Que sacrifícios estão prontos para fazer? Querem mesmo ficar juntos para o resto da vida? Depois de refletir bastante, se acharem que não vai dar certo, terminem o namoro.

Lembre-se: você não precisa estar dentro de um relacionamento para se sentir realizado. Só Deus consegue lhe preencher.