O que é ser amigo? Como ser um bom amigo?

A Bíblia diz que ser amigo é amar em todos os momentos (Provérbios 17:17). A característica principal de um bom amigo é o amor. Quem tem amor por seus amigos os tratará da melhor maneira.

A amizade é algo que se constrói com tempo e dedicação. E o ponto de partida para ser um bom amigo é o amor. A Bíblia mostra que o amor é a base de todo bom relacionamento, porque muda sua perspetiva. Em vez de focar apenas em você e suas próprias necessidades, quando você tem amor você concentra no bem dos outros (Romanos 12:10).

Uma amizade normalmente surge quando pessoas encontram coisas em comum e gostam da companhia um do outro. Mas nem todos os amigos são bons amigos. Se você quer ser um bom amigo, segundo a Bíblia, existem algumas coisas que você pode fazer:

Ore por seus amigos

Orar é uma coisa que você pode fazer perto ou longe de seus amigos. Quando você pensa em seus amigos, ore por eles. Assim, você estará abençoando seus amigos (1 Tessalonicenses 5:25).

Veja também: o que é amizade verdadeira segundo a Bíblia?

Faça tempo para seus amigos

Amizades exigem tempo. Combine ocasiões para estar com seus amigos e fazerem coisas juntos. Isso mostra que você está interessado em seus amigos e aprecia sua companhia.

Procure também estar disponível nos tempos difíceis, quando seus amigos precisam de um ombro amigo. Um bom amigo é amigo em todas as ocasiões. Partilhe as alegrias e as tristezas com seus amigos (Provérbios 27:10).

Seja honesto

Um bom amigo não mente. Fale a verdade, mas com amor (Efésios 4:25). Por vezes você se vai encontrar em situações complicadas onde a saída mais fácil seria contar uma mentira, mas essa não é a solução. É melhor ser honesto, para o bem de seu amigo, do que inventar mentiras só para o agradar (Provérbios 27:5-6).

Veja aqui: um cristão pode ter amigos não cristãos?

Ofereça ajuda

Não adianta dizer que você ama seus amigos se você não os quer ajudar. O amor se revela mais nas ações do que nas palavras (1 João 3:18). Seus amigos precisam saber que podem contar com você.

Existem muitas formas como amigos podem ajudar uns aos outros: com conselhos, ajuda material, dando caronas, ajudando com mudanças, escutando seus problemas… Esteja atento às necessidades de seus amigos e pense em formas de ajudar.

Leia aqui: o que a Bíblia diz sobre ajudar o próximo?

Perdoe e peça perdão

Nenhum amigo é perfeito. Todos vão errar, até seus amigos mais próximos. Por isso, é importante aprender a perdoar. O amor ajuda a perdoar as ofensas de seus amigos, largando o rancor e começando de novo (1 Pedro 4:8).

Você também vai errar. Mas um bom amigo sabe ser humilde e pedir desculpa. Se você realmente valoriza seus amigos, você vai querer se reconciliar. Pedir perdão faz uma grande diferença.

Faça seu melhor e Deus lhe ajudará a ser um bom amigo e a encontrar bons amigos.