Como será o fim do mundo?

O fim do mundo será um tempo de destruição e julgamento, mas também de esperança para quem ama Jesus. Existem muitas profecias na Bíblia sobre como será o fim do mundo, mas só iremos compreender tudo quando tiver acontecido. O crente não precisa ter medo do fim do mundo.

Antes do fim do mundo, várias coisas irão acontecer:

  • Muitas guerras
  • A vinda do anticristo
  • Desastres naturais
  • Fomes e doenças

Esses são alguns dos sinais que o fim está próximo. Depois desses acontecimentos virá o fim do mundo.

Veja aqui: quais são os sinais do fim do mundo?

Acontecimentos do fim do mundo

Tanto o Velho quanto o Novo Testamento falam sobre certos eventos que vão acontecer no fim do mundo:

A vinda de Jesus

No fim do mundo, Jesus voltará para trazer julgamento, estabelecer a justiça e levar os santos para o Céu (Mateus 24:30-31). A vinda de Jesus é o grande acontecimento que marca o fim do mundo. A grande esperança de todo crente é que não fomos abandonados; um dia Jesus voltará para nos levar para o Céu.

Leia aqui: Jesus está voltando?

A última batalha

Todos os inimigos de Deus se juntarão para lutar contra Ele e os santos. Os inimigos serão muitos mas Deus os derrotará (Apocalipse 19:19-21). Será um dia de grande vitória para o povo de Deus.

Leia aqui mais sobre a batalha do Armagedom

A destruição do mundo

Deus irá destruir o mundo todo com fogo (2 Pedro 3:10). Esse será um dia de julgamento e punição do pecado, que corrompeu a terra. Tudo que é imperfeito será destruído.

A ressurreição e o Juízo Final

Todos os mortos ressuscitarão, uns para o julgamento, outros para a vida eterna (Daniel 12:2). Todos serão levados diante de Deus e quem tiver seu nome escrito no livro da vida irá para o Céu. Mas quem for condenado será lançado no lago de fogo, junto com o diabo e seus anjos, sofrendo destruição eterna.

Veja também: o que é o lago de fogo?

Novos céus e nova terra

No fim de tudo, Deus restaurará todas as coisas, criando um mundo cheio da Sua presença, sem pecado nem sofrimento (Apocalipse 21:3-4). Todos os salvos receberão novos corpos imperecíveis e viverão para sempre com Deus.

Todos esses eventos vão acontecer no fim do mundo mas ninguém sabe com certeza quando vai ser nem a ordem exata dos acontecimentos. Esse é um mistério que só Deus sabe. Mas Deus já avisou que um dia vai acontecer, por isso devemos estar preparados. A melhor maneira de preparar é vivendo de maneira certa (2 Pedro 3:13-14). Não precisamos ter medo, porque o fim do mundo marcará o início de uma eternidade de alegria para os salvos.