Cristão pode fazer faculdade?

Sim, um cristão pode fazer faculdade, se tiver capacidade para isso. A Bíblia não proíbe o estudo nem o debate de ideias. A universidade tem seus desafios e suas tentações, mas isso acontece em todo lugar. Cada cristão precisa estar consciente de suas próprias fraquezas e aprender a lidar com os problemas.

A Bíblia nos ensina a procurar conhecimento e sabedoria (Provérbios 4:7-8). A universidade é um lugar para aprofundar o conhecimento em certas áreas, normalmente para poder exercer uma profissão específica. Fazer um curso na universidade pode ser uma grande vantagem na hora de procurar emprego e seguir sua vocação.

Por outro lado, nem todos beneficiam da faculdade. Algumas pessoas têm mais vocação para o lado acadêmico, enquanto outras tiram mais vantagens de uma aprendizagem mais prática. Cada pessoa é diferente e deve procurar o caminho que é melhor para si.

Veja também: como receber a sabedoria de Deus?

Posso perder minha fé na faculdade?

Sua fé pode ser abalada em qualquer lugar, mesmo se você viver todos os dias na igreja. A única diferença é que, na faculdade, as pessoas que não acreditam em Deus são intelectuais e sabem argumentar. Mas Deus é mais sábio que todos os sábios desse mundo! - 1 Coríntios 1:25

Se uma pessoa abandona sua fé na universidade, então sua fé era no mínimo muito fraca. A Bíblia diz que nada nos pode afastar do amor de Deus (Romanos 8:35-37). Ouvir opiniões diferentes não vai mudar isso. Se você ficar com dúvidas, procure as respostas. Deus lhe deu uma cabeça, use-a!

A Bíblia diz a verdade. Isso significa que não precisamos ter medo de analisá-la (1 Tessalonicenses 5:21). A verdade não pode ser destruída pela razão. Você nunca vai ter todas as respostas (ninguém tem) mas, se você não desistir na hora da dúvida, você verá que a verdade está em Jesus.

(E mais: muitas pessoas na faculdade não têm boas razões para sua falta de fé em Deus. Dizer que “a ciência prova que Deus não existe” não prova nada. Se você está pensando em abandonar sua fé, analise primeiro a lógica dos argumentos.)

Descubra aqui como lidar com suas dúvidas.

Temos vários exemplos de intelectuais na Bíblia que fizeram o equivalente à faculdade no seu tempo e que tinham muita fé em Deus:

  • Como príncipe, Moisés recebeu a melhor educação egípcia, que mais tarde o ajudou a liderar o povo de Israel
  • O profeta Daniel fez um curso de três anos da língua e literatura da Babilônia, e provavelmente estudou administração e política
  • O apóstolo Paulo estudou para ser professor da religião judaica com um professor muito famoso, e também mostrou ter estudado retórica e literatura grega

Hoje em dia também existem muitos intelectuais que crêem em Jesus. Cientistas, filósofos, professores da universidade… Há vários cristãos sérios que também são acadêmicos. Em vez de enfraquecer sua fé, seu conhecimento a fortalece!

A faculdade não é povoada apenas por ateus e agnósticos. Em muitas universidades existem grupos de estudantes cristãos, que se reunem para orar, ler a Bíblia e debater todo tipo de assuntos com uma perspetiva cristã. Nesses grupos você poderá encontrar pessoas que consigam lhe ajudar com suas dúvidas e questionamentos. Onde algumas igrejas falham (por não terem conhecimento na área de suas dúvidas), outros acadêmicos cristãos poderão ajudar. É por isso que o corpo de Cristo tem todo tipo de pessoas, com capacidades diferentes (Romanos 12:4-6).