Cristão pode ser gótico?

A Bíblia não tem nenhum mandamento claro que permite nem proíbe ser gótico. Essa é uma questão de consciência para cada cristão. A cultura gótica tem alguns pontos positivos e outros negativos. Em tudo, o cristão deve procurar agradar a Deus (1 Coríntios 10:31).

O que significa ser gótico?

Em geral, ser gótico significa ter um gosto ou uma apreciação pelo lado mais “escuro” da vida. Assim, os góticos costumam gostar de arte com contraste e complexidade e se interessam por assuntos mais “difíceis”, como os problemas da vida, o medo, a morte e o mistério. Muitos góticos escolhem se vestir de preto e/ou com roupa complexa, para expressar sua maneira de ver o mundo.

Existem muitos tipos diferentes de góticos. Alguns apenas se vestem como góticos, por gostarem do estilo; outros preferem literatura mais assustadora ou que lida com temas difíceis; ainda outros têm um fascínio exagerado pelo oculto. Por isso, não é possível avaliar todos os góticos da mesma maneira.

O que a Bíblia fala sobre ser gótico?

A Bíblia não fala diretamente sobre a cultura gótica mas tem muito a dizer sobre esse estilo de vida.

Em relação a roupa, o crente tem liberdade para se vestir como acha melhor, dentro dos limites da modéstia e do aceitável. Por exemplo, uma roupa gótica mais ousada poderá causar muito escândalo dentro de sua comunidade, por isso, será bom tentar limitar um pouco esse lado para não dar mau testemunho (Romanos 14:16). Por outro lado, um traje gótico ao estilo do século XIX é perfeitamente aceitável em uma convenção de pessoas com gostos parecidos. A Bíblia não tem nada contra se vestir de preto.

Quanto à atitude gótica, tem alguns pontos positivos e alguns negativos. A Bíblia não esconde o lado ruim do mundo. O sofrimento, a dor, a desilusão, o medo – todos esses temas são tratados com realismo (por vezes macabro) na Bíblia! Por exemplo, o livro de faz perguntas difíceis sobre o sofrimento humano, rejeitando respostas simplistas, e o livro de Eclesiastes mostra a futilidade dos prazeres dessa vida. Reconhecer o lado sombrio da vida e refletir sobre ele não é errado.

Veja também: um cristão pode assistir filme de terror?

Mas a Bíblia não fala apenas do mal. Ela mostra esperança, luz na escuridão (Isaías 9:2). Assim como os problemas são reais, Jesus é real! Ele traz uma esperança verdadeira para nossas vidas. Não é mais uma solução simplista, para mascarar o problema. Jesus tem a verdadeira solução, a única verdade que realmente faz a diferença.

A vida cristã deve ser equilibrada. Há um tempo para tudo (Eclesiastes 3:1-4). Devemos refletir sobre o lado mais escuro da vida mas também devemos ter lugar para a alegria e a inocência. Por isso, mesmo que algum cristão escolha ser gótico, não deve cair no extremo. Viver apenas no lado escuro pode levar à depressão e a atitudes auto-destrutivas.

Atenção! Quer você seja gótico ou não, evite toda forma de ocultismo. Nunca brinque com espíritos! Se você tem fascínio pelo mal, evite a cultura gótica e procure a ajuda de um pastor ou líder de confiança para se libertar. Seu amor deve ser Jesus, não o diabo.