Deus se arrepende?

Não, Deus não se arrepende. Deus sabe todas as coisas e Seus planos sempre acontecem. Mas Deus também leva em conta nossas decisões no cumprimento de Seus planos.

O que é arrependimento?

Arrependimento é quando alguém reconhece que fez algo errado e decide mudar. Quando uma pessoa se converte, ela se arrepende, deixando pecado e se virando para Deus. Deus não pode se arrepender desse jeito, porque Ele é perfeito, não tem pecado (Números 23:19).

Por outro lado, há passagens na Bíblia que dizem que Deus se arrependeu (Gênesis 6:6; Jonas 3:10). Nessas passagens, arrependimento tem outro significado. Quando Deus se “arrepende”, Ele está levando em conta nossas decisões.

Deus é justo e misericordioso. Ele estabeleceu que nossas ações têm consequências: se pecamos teremos castigo mas se nos arrependemos Ele perdoa (Romanos 2:6-8). Todos os casos na Bíblia em que Deus se “arrepende” são situações de pecado ou perdão. Quando Deus se “arrepende”, Ele aplica as consequências de nossas ações.

Veja também: Deus é justo?

Isso não significa que Deus não sabe o que vamos fazer ou que Ele muda Seus planos. Deus sabe tudo e Seu Plano já leva em conta todas as nossas decisões. O “arrependimento” de Deus é quando Ele decide que está na hora de uma situação mudar.

Deus nos dá uma escolha e nos diz quais são as consequências de cada opção. Quando tomamos uma decisão as consequências são aplicadas. Também quando mudamos nossa decisão outras consequências acontecem. O "arrependimento" de Deus é a aplicação de novas consequências, de acordo com nossas ações.

Quer saber mais sobre a soberania de Deus e nossas escolhas? Leia aqui: o que é a predestinação?

Os casos em que Deus se “arrepende” na Bíblia são uma prova que, mesmo sendo soberano, Deus se preocupa conosco e com nossas decisões.