O que é a Igreja Cristã Maranata?

A Igreja Cristã Maranata ou ICM, é uma denominação pentecostal com ênfase no estímulo de dons espirituais e no arrebatamento. O Presbitério Espírito-Santense da Igreja Cristã Maranata, administra as igrejas filiadas e mantém os espaços denominados de Maanains, para retiro e doutrinação dos fiéis.

A Igreja Cristã Maranata foi fundada no Brasil em 1968, na cidade de Vila Velha no Estado do Espírito Santo. Ela surgiu da divergência de membros da Igreja Presbiteriana sobre questões do batismo com o Espírito Santo. A ICM tem igrejas espalhadas pelo Brasil e algumas filiais no exterior intituladas Missão Internacional Cristã Maranata.

Veja também: O que é a Igreja Presbiteriana?

O que é maranata?

Maranata é uma palavra de origem aramaica. O termo aparece uma única vez em 1 Coríntios 16:22 – “Se alguém não ama ao Senhor, seja anátema. Maranata!”. A expressão surgiu da fusão de duas palavras: marãn, que significa "nosso Senhor" ou "Messias virá", e athá, que equivale a "Jesus está aqui". Juntas "Marãn athá" significa algo como; "o Messias veio, está aqui e retornará". A expressão também é traduzida por "Vem, Senhor!", referindo diretamente a volta de Cristo.

Em que a Igreja Maranata acredita?

A Igreja Cristã Maranata acredita que:

  • A Bíblia é inspirada por Deus – 2 Timóteo 3:16-17
  • Um só Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo – veja aqui: O que é a Trindade?
  • Que Jesus Cristo é o Filho de Deus e o salvador do mundo, que morreu pelos pecados de todos – Romanos 3:23-26.
  • No batismo por imersão, no nome de Jesus Cristo e também no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo - veja aqui: O batismo deve ser feito em nome de quem?
  • Na celebração da Santa Ceia, conforme Jesus instituiu – 1 Coríntios 11:23-26

  • No batismo no Espírito Santo, que todo crente pode receber depois da conversão - descubra aqui: o que é o batismo no Espírito Santo?

  • Na santificação, dedicando continuamente cada área da vida a Deus e rejeitando o pecado.

  • Jesus Cristo é O cabeça (Efésios 5:23) e a igreja Seu corpo. Veja aqui: A igreja é o corpo de Cristo - o que isso significa?

  • Crê nos dons de visões e profecias - Joel 2:28

  • Uso de dons para revelar a vontade de Deus sobre Sua Obra - Atos dos Apóstolos 10:3-6

  • Na ressurreição e no arrebatamento dos salvos – 1 Tessalonicenses 4:16-17

A Igreja Cristã Maranata é uma seita?

A Igreja Cristã Maranata não é uma seita. Atualmente, a palavra "seita" tem uma conotação pejorativa. A maioria das vezes para designar um grupo com ensinos heréticos. Até o próprio apóstolo Paulo foi acusado de pertencer a uma seita (Atos dos Apóstolos 24:14). Pontos que mostram que a ICM não é um grupo herético;

  • Não substitui Jesus e reconhece Sua natureza divina-humana.
  • Não substitui a Bíblia por nenhuma literatura paralela.

Saiba mais: O que é uma Seita?

A Igreja Cristã Maranata e a Bíblia

As doutrinas fundamentais da Igreja Cristã Maranata têm boa base na Bíblia e não são muito controversos. A ICM normalmente incentiva a participação dos crentes na igreja e o estudo para ganhar mais conhecimento (Provérbios 4:6-7). O presbitério, pastores e corpo de obreiros trabalham voluntariamente.

Sobre esse assunto, leia aqui: Pastor deve receber salário?

No entanto, como em qualquer igreja, nem tudo é perfeito. O foco excessivo em visões, profecias e revelações podem levar fiéis a decisões equivocadas, frustrações emocionais e espirituais. Por isso é importante o cristão examinar sempre as Escrituras (Atos dos Apóstolos 17:11). Como em todas as situações, devemos “analisar todas as coisas e ficar com o que é bom” (1 Tessalonicenses 5:21).