A Igreja Metodista é uma denominação protestante com muitos membros no mundo. O movimento metodista surgiu da Igreja Anglicana com o trabalho dos irmãos John e Charles Wesley. A Igreja Metodista foca muito na santificação e no amor ao próximo.
A Igreja Metodista surgiu na Inglaterra quando os irmãos Wesley tiveram uma experiência de conversão e se dedicaram a pregar para as pessoas mais ignoradas pela Igreja Anglicana. Eles ficaram conhecidos como “metodistas” porque eram muito metódicos em seu trabalho de evangelização e em sua busca por mais de Deus.
Os metodistas rapidamente se espalharam pela Inglaterra e os Estados Unidos da América. A Igreja Metodista acabou por se desligar da Igreja Anglicana e atualmente se encontra em vários países do mundo, incluindo o Brasil.
Em que a Igreja Metodista acredita?
A Igreja Metodista acredita:
- Em um só Deus, criador do universo, que é uma Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – veja aqui: o que é a Trindade?
- Que a Bíblia é a palavra de Deus e que todo ensinamento da igreja deve ser baseada nela – 2 Timóteo 3:16-17
- Que todos pecaram e estão afastados de Deus, debaixo de condenação – Romanos 3:23
- Que Deus quer que todos sejam salvos, por isso enviou Jesus para morrer pelos nossos pecados – João 3:16
- Que Jesus morreu na cruz mas ressuscitou ao terceiro dia – 1 Coríntios 15:3-5
- Na salvação pela fé em Jesus, através da graça de Deus – Efésios 2:8-9
- Que o Espírito Santo entra dentro de quem crê e dá a certeza da salvação - Atos dos Apóstolos 2:38
- No batismo e na Santa Ceia como sacramentos que ajudam a receber a graça de Deus
- Que todo crente deve amar a Deus e amar ao próximo – Marcos 12:30-31
- Na santificação pessoal de cada crente, que deve procurar se aperfeiçoar em Jesus - leia aqui: o que é a santificação?
- Na vida eterna dos salvos, junto de Jesus – 1 João 5:11
A Igreja Metodista e a Bíblia
Os ensinamentos principais da Igreja Metodista têm boa base bíblica e pouco motivo de controvérsia. Os metodistas dão muita ênfase à ajuda aos mais necessitados e procuram amar de verdade, com sua ações, não apenas com palavras (1 João 3:16) Também lutam contra a discriminação e pregam o evangelho a todos. Os metodistas se esforçam para viver de maneira agradável a Deus.
Como em qualquer igreja, nem tudo é perfeito na Igreja Metodista. Os metodistas aceitam o batismo de bebês, que é controverso. Seu foco na santificação, procurando a perfeição ainda nesta vida, às vezes pode cair no legalismo. Como em todas as situações, devemos “analisar todas as coisas e ficar com o que é bom” (1 Tessalonicenses 5:21).