O diabo existe? Quem é o diabo?

Sim, a Bíblia diz claramente que o diabo existe. O diabo é um ser criado por Deus mas que se rebelou contra Ele. O diabo quer nos destruir e tenta nos induzir ao pecado. No Juízo Final o diabo será destruído no lago de fogo.

O diabo é uma metáfora para o mal?

Não, o diabo não é apenas uma metáfora para o mal. O diabo é uma pessoa. A Bíblia diz que o diabo é um ser espiritual, como os anjos. Ele foi criado por Deus mas escolheu o mal. Por isso ele está debaixo da condenação de Deus. Agora o diabo luta contra Deus e tenta destruir Suas obras (1 Pedro 5:8).

Veja aqui: Deus criou o mal?

O diabo não é uma entidade abstrata, é um indivíduo com personalidade. A Bíblia nos mostra o diabo conversando com pessoas, cara a cara. Ele tomou a forma de uma serpente para enganar Eva e pode se disfarçar como anjo de luz (2 Coríntios 11:14). O diabo vive na parte espiritual do mundo, podendo entrar dentro de pessoas e influenciar suas ações (Lucas 22:3).

O diabo é um deus maléfico?

Não, o diabo não é um deus. Ele gostaria de ser adorado como um deus mas é apenas um ser criado por Deus. O diabo é forte mas não é todo-poderoso, é inteligente mas não sabe tudo. Ele apenas pode imitar (mal) as obras de Deus.

O diabo já foi derrotado por Deus. Quando Jesus morreu e ressuscitou, ele derrotou o poder do diabo (Hebreus 2:14-15). O diabo já sabe que perdeu. No fim dos tempos, ele será lançado no lago do fogo.

Leia aqui: por que Deus criou o diabo?

O diabo pode controlar as pessoas?

O diabo apenas pode controlar quem o deixa ter controlo. Quem vive no pecado dá poder ao diabo na sua vida (1 João 3:8). O diabo também pode enviar seus demônios para causar problemas. Mas o diabo não tem poder absoluto sobre as pessoas. Com Jesus, podemos ficar livres do poder do diabo.

O diabo trabalha principalmente por influência. Ele traz tentação e tenta convencer as pessoas a pecar. O diabo é enganador e é muito bom mentiroso (João 8:44). Ele usa subtileza para destruir a vida das pessoas.

Descubra aqui: por que Deus não destrói o diabo?

O diabo e o cristão

Quem aceitou Jesus como seu salvador está livre do poder do pecado. O diabo já não tem direito sobre sua vida. Com a ajuda de Jesus, podemos resistir ao diabo e rejeitar sua influência (Tiago 4:7).

Veja também: um crente pode ser possuído por um demônio?

O diabo não gosta quando alguém aceita Jesus e quer causar danos. Por isso, é muito importante vestir a armadura de Deus para resistir aos seus ataques (Efésios 6:11-12). Em Jesus podemos ter vitória sobre o diabo!

Outros nomes do diabo na Bíblia

Os nomes do diabo na Bíblia nos ajudam a entender melhor quem ele é. Diabo significa “acusador”. Ele acusa as pessoas, tentando levá-las ao inferno. Seus outros nomes são:

  • Satanás – significa adversário; o diabo está contra nós – Jó 1:6
  • Belzebu – significa “rei das moscas”; o diabo é o rei das coisas desprezíveis – Mateus 12:24
  • Belial – significa “imprestável” – 2 Coríntios 6:15
  • Destruidor – que em hebraico é Abadom e em grego é Apoliom – Apocalipse 9:11
  • Maligno – não há nada de bom no diabo – Efésios 6:16