O que Deus diz sobre o aborto?

Na Bíblia Deus não fala sobre aborto mas Ele reconhece o bebê não nascido como uma pessoa que tem valor. Deus proíbe a matança de pessoas inocentes mas Ele oferece perdão para quem se arrepende.

Um feto é uma pessoa?

Sim, a Bíblia mostra que o feto já é uma pessoa. Deus forma a pessoa dentro de sua mãe e já tem planos para a vida do embrião (Salmos 139:13-16). Várias pessoas na Bíblia foram chamadas por Deus desde o ventre:

Cientificamente, a partir do momento de concepção o ADN possui toda a informação necessária para se tornar uma pessoa adulta completa. Não existe nenhum critério seguro para dizer que a vida apenas começa a partir de certo grau de desenvolvimento. Dependendo da interpretação, pode ser a partir do momento quando tem todos os órgãos ou quando chega à puberdade!

Os mesmos argumentos que dizem que um feto não é uma pessoa podem ser usados contra uma criança de seis meses. A ciência não ajuda a identificar o momento quando nos tornamos pessoas.

E os direitos da mãe?

Deus defende a proteção das mulheres. Toda mulher deve ter direito de proteção contra uma gravidez não desejada. Criar um filho é uma grande responsabilidade. Muitas mulheres abortam porque o pai da criança não assume sua parte dessa responsabilidade. A culpa do aborto recai sobre ambos os pais (Êxodo 23:7).

Ações têm consequências. Mesmo usando proteção, existe sempre a possibilidade de a relação sexual resultar em gravidez. Quem não está aberto à ideia de ter filhos não deve ter uma relação sexual. A criança não é apenas um órgão do corpo da mãe; é uma entidade distinta com ADN diferente. Matar uma criança só porque não é desejada é cruel (Deuteronômio 5:17).

Veja também: fazer fertilização in vitro é pecado?

Deficiência não é razão para abortar um bebê. Se matar uma criança é pecado, matar uma criança ainda mais vulnerável também é. Exames de deficiência nem sempre acertam no diagnóstico. A grande dificuldade vem quando a vida da mãe corre perigo. Aí, essa é uma decisão que apenas os pais podem fazer, pedindo ajuda a Deus (Tiago 1:5).

Mas existem situações quando a mulher é forçada. Primeiro, isso nunca deveria acontecer e o agressor merece ser duramente punido. Ter uma criança de uma violação é uma experiência dolorosa e traumática e a mulher merece muita ajuda e compaixão. A Bíblia não dá uma solução mas é importante lembrar que:

  • Abortar pode piorar a situação – além da dor da violação, muitas mulheres que abortam sofrem imenso de culpa pela morte de seu filho
  • Aborto promove agressão – muitos agressores de longa duração forçam suas vítimas a abortar para eliminar a evidência e continuar a agressão
  • Existem alternativas – antes de optar pelo aborto, a mãe pode considerar adoção; muitas famílias querem adotar bebês

Deus perdoa aborto?

Deus perdoa todos os pecados de quem se arrepende, incluindo aborto (1 João 1:9). Se você sente culpa porque abortou de propósito, ajudou ou pressionou alguém a abortar, peça perdão e Deus lhe perdoará. Aborto é errado mas Deus lhe ama muito e quer restaurar sua vida.