O que Deus diz sobre racismo?

Deus é contra o racismo. Deus criou e ama todos os seres humanos, independentemente de sua cor ou cultura. Todos são iguais perante Deus, nenhuma raça é superior. O cristão deve tratar todos com amor e respeito.

O que é racismo?

Racismo é achar que há grupos de pessoas que são naturalmente superiores a outros. Diferenças como caraterísticas físicas, a cultura, a língua ou a religião são vistas como evidência que algumas pessoas nascem superiores. Muitas vezes o racista vê pessoas “inferiores” como não sendo completamente humanas.

O racismo vem da arrogância. Dizer que algumas pessoas são inferiores é uma forma de justificar discriminação e maus tratos. A Bíblia não apoia o racismo. Deus não criou pessoas superiores nem inferiores. Todos têm o mesmo valor para Deus (Romanos 3:29-30).

Deus é racista no Velho Testamento?

Não, Deus não é racista no Velho Testamento. Deus escolheu o povo de Israel por causa de Sua graça, não porque Israel era superior a outros povos. Deus proibiu as religiões de outros povos mas mandou tratar os estrangeiros com dignidade e respeito (Levítico 19:33-34). Deus aceitava qualquer pessoa de qualquer povo que O quisesse seguir e adorar como os judeus.

Descubra aqui quem eram os gentios.

O que Jesus falou sobre racismo?

Jesus era contra o racismo. No tempo de Jesus, os judeus discriminavam contra os samaritanos, que eram outro povo que morava na Galiléia. Mas Jesus pregou para os samaritanos e não fez distinção entre eles e os judeus (João 4:39-41).

Jesus aceitava todos que o queriam seguir: judeus, samaritanos, romanos e pessoas de outros povos. Ele ensinou seus discípulos que todos têm o mesmo valor para Deus, ninguém é superior ou inferior (Colossenses 3:11). A raça não faz diferença.

O primeiro relato da conversão de um gentio no livro de Atos foi de um homem etíope (Atos dos Apóstolos 8:26-31). Os etíopes são um povo africano de raça negra. Esse homem era culto e inteligente e aceitou a mensagem do evangelho. Deus também ensinou a Pedro que ele não devia achar ninguém inferior (Atos dos Apóstolos 10:28).