O que é a Nova Era?

A Nova Era é um movimento que mistura várias religiões, filosofias e práticas místicas. Os seguidores do movimento acreditam que se aproxima uma nova era de paz e prosperidade mundial. As crenças e práticas da Nova Era são contrárias à Bíblia.

O movimento da Nova Era surgiu nos anos 1960-70, quando o mundo ocidental ganhou mais contato com o mundo oriental. Os seguidores da Nova Era misturaram várias crenças e práticas de religiões orientais, criando uma nova corrente de pensamento.

Quais são as crenças da Nova Era?

Panteísmo

A Nova Era diz que deus é uma força cósmica que liga tudo que existe. Cada objeto e criatura tem essa força dentro de si. Não existe um Deus pessoal, como o Deus da Bíblia.

Equilíbrio

O mundo consiste de forças que precisam estar em equilíbrio. Assim, para ter uma vida boa e estável é preciso equilibrar forças como o masculino e o feminino, o “yin” e o “yang”.

Reencarnação

Cada pessoa tem muitas vidas, que ajudam a atingir um estado mais evoluído, em harmonia com tudo que existe. O objetivo da vida é evoluir até estar completamente integrado com a força cósmica do universo.

Descubra aqui: o que a Bíblia diz sobre reencarnação?

Todas as religiões são iguais

A Nova Era defende que “tudo vale” quando se trata de religião e que, no fundo, todas as religiões dizem a mesma coisa. Algumas figuras religiosas, como Jesus ou Buda, são considerados como humanos mais evoluídos.

Veja aqui: todos os caminhos levam a Deus?

Relativismo

A verdade e a moral são relativas. Cada pessoa deve ter liberdade para fazer o que é melhor para si, desde que não prejudique os outros. Isso inclui todo tipo de práticas sexuais e o uso de drogas para “abrir a mente”.

Feitiçaria, astrologia e outras práticas ocultas

Todo tipo de experiência mística é aceite, porque ajuda a “entrar em contato” com outras realidades, além do mundo físico. Isso supostamente ajuda na evolução pessoal. Na verdade essas práticas são muito perigosas e a pessoa se abre à influência de demônios.

Veja também: consultar horóscopo é pecado?

A Nova Era

O movimento da Nova Era se baseia na crença que a evolução da humanidade está dividida por eras. Cada era é uma fase que tem caraterísticas predominantes que influenciam o mundo. A era atual em que vivemos está quase a acabar e a Nova Era, conhecida como Era do Aquário, será um tempo de grande paz e prosperidade. O mundo todo estará unido, sem fronteiras, todos trabalhando juntos para o bem da humanidade.

Leia aqui: quais são os símbolos da Nova Era?

A Nova Era e a Bíblia

O movimento da Nova Era não é compatível com a Bíblia. A Bíblia diz Deus é um ser pessoal, não uma força cósmica, e que há apenas um caminho para Ele: Jesus (João 14:6). Temos apenas uma vida e depois disso enfrentaremos a justiça de Deus. É impossível se aperfeiçoar sozinho. Apenas o sacrifício de Jesus nos pode salvar. Um dia vai haver paz e harmonia total, mas não será por causa da evolução humana; será quando Jesus voltar (Hebreus 9:27-28).

A Nova Era tem alguns ideais bons, como a paz e o cuidado pela natureza, mas se baseia em mentiras. Muitas práticas associadas ao movimento são perigosas para a saúde física, mental e espiritual. A Nova Era deveria trazer paz mas na verdade causa ruína (Provérbios 14:12).