O que é advento na Bíblia?

Advento, no contexto bíblico, é o marco da vinda ou chegada do Senhor Jesus Cristo à terra. Os cristãos creem em dois adventos: um que já aconteceu, no nascimento de Jesus relatado nos Evangelhos, e o outro que ocorrerá na Sua segunda vinda. Este último advento não tem data marcada para acontecer e pode se dar a qualquer momento.

O primeiro Advento de Jesus Cristo: Encarnação

A primeira vinda de Jesus foi o evento mais importante na história da humanidade. Com esse advento a história se dividiu em duas partes, antes (a.C) e depois (d.C) de Cristo. A chegada do Senhor Jesus ao mundo se deu através de uma concepção miraculosa, previamente anunciada e profetizada em muitas passagens do Antigo Testamento (Gênesis 12:3, Salmos 89:3-4, Isaías 9:6, Miquéias 5:2), etc. Veja o que foi dito pelo evangelista Mateus, confirmando o que havia sido profetizado anteriormente por Isaías (Isaías 7:14):

Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta:

"A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel", que significa "Deus conosco".

Mateus 1:22-23

O nascimento de Jesus foi diferente de qualquer outro nascimento na face da terra, inclusive dos da Sua genealogia. Nenhuma outra pessoa veio ao mundo como Cristo, através de nascimento virginal procedente do Espírito Santo.

A conhecida história do nascimento de Jesus envolve um jovem casal ao plano maravilhoso de Deus. Maria era virgem e estava noiva de José, quando um anjo lhe anunciou o que iria acontecer (Lucas 1:30-33). Naqueles tempos o noivado era muito mais sério que atualmente e só poderia ser desmanchado através do divórcio. Quando José soube que sua noiva estava grávida pensou em deixá-la, secretamente. Mas uma anjo lhe apareceu e explicou o milagre da concepção e que dela nasceria o Salvador do mundo (Mateus 1:18-21).

Em obediência à revelação angelical, os pais deram-lhe o nome de Jesus (que significa Jeová, o Salvador). E assim se efetivou a promessa de que o "Deus conosco" viria à terra para salvar e perdoar o seu povo de seus pecados. Foi assim que o esperado Messias veio ao mundo. O Deus Eterno entrou no tempo humano para salvar e buscar aqueles que se haviam perdido.

Jesus - Deus manifestado em carne
Jesus é Deus manifestado em carne para Salvação da humanidade

Leia mais sobre: Como foi o nascimento de Jesus

Depois de cumprir toda a obra para qual tinha sido designado, o Autor da Salvação dos homens, tendo morrido e ressuscitado ao terceiro dia, Jesus subiu aos céus. De onde todos O virão voltar em glória na Sua segunda vinda. Essa é a esperança de todos que foram chamados em Cristo, pela fé, concedida aos que creem no Seu nome e aceitam o sacrifício substitutivo Dele na cruz do calvário.

Atualmente grande parte dos cristãos no mundo todo rememoram a primeira vinda de Jesus Cristo, comemorando o Natal. Nesta ocasião muitas famílias e igrejas se reúnem para celebrar a Deus pelo advento de Jesus Cristo ao mundo.

Veja aqui: Qual é a origem do Natal?

O segundo Advento: A segunda vinda de Jesus

Este segundo momento será igualmente marcante na história da humanidade. Jesus virá novamente à terra, agora num corpo glorificado para levar consigo para a glória todos aqueles que foram alcançados pela Sua Graça.

Não mais como um humilde bebê, nascido numa manjedoura, mas o Senhor virá do céu, com os Seus anjos (Marcos 16:27), com poder e grande glória (Lucas 21:27) visível por toda a terra (Mateus 24:27):

"Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória.

Mateus 24:30

Conforme vemos na Bíblia, a segunda vinda de Jesus será um evento historicamente inigualável, perceptível a todo o mundo. Jesus descerá dos Céus e será visto nos ares por todos, do oriente ao ocidente (Mateus 24:27). Mas tenha cuidado, não se deixe enganar por falsas previsões, visões humanas e teorias sem fundamento bíblico.

O Senhor Jesus alertou-nos, em Seu sermão escatológico (Mateus 24), sobre os falsos profetas e falsos cristos, que surgirão. Mas este é apenas um dos sinais que precederão a segunda vinda do nosso Senhor. Guerras, rumores de guerra, nações se levantando contra nações, fome e terremotos em vários lugares, perseguição à Igreja, aumento da maldade e esfriamento do amor...

Parece já estarmos vivendo nesses períodos de dores. Muitos episódios diários se assemelham aos que Jesus anunciou tempos atrás. Devido a esses sinais, muitos na história do cristianismo tentaram datar o dia da volta de Cristo. Mas este é outro engano que se comete, à despeito do que o próprio Jesus alertou sobre o conhecimento exato sobre esse dia. Somente o Pai celestial é quem sabe quando será (Marcos 13:32). Ninguém mais o sabe, nem devemos procurar datar a volta de Cristo.

Leia aqui mais sobre mais sinais do Fim do Mundo

Vigiem porque não sabem o dia da vinda do Senhor Jesus

Prepare-se!

Embora não saibamos quando será, devemos seguir vigilantes e preparados para esse grande dia. Certamente, se aproxima o retorno do Senhor Jesus. Ele virá mais uma vez à terra para buscar aos Seus e cumprir toda a justiça. Os sinais que antecedem a vinda de Jesus Cristo, se mostram cada vez nítidos (2 Timóteo 3:1-45).

Muitos dos sinais já estão se cumprindo em todo o mundo. Por isso, devemos estar preparados para esse grande dia! O Senhor prometeu e cumprirá a sua promessa, virá buscar o Seu povo para estar eternamente com Ele.

Leia mais sobre o que a Bíblia diz sobre a volta de Jesus.