O que é cultura?

Cultura é a forma como uma comunidade vive, se expressa e se organiza. A cultura de um povo inclui: a língua, arte, roupa, hierarquias sociais, formas de pensar, regras morais... A Bíblia foi escrita no contexto de várias culturas diferentes e tem aplicação para pessoas de todas as culturas.

Em qualquer lugar onde pessoas vivem e interagem surge cultura. A cultura une as pessoas, criando regras, costumes e formas de comunicar que todos entendem e aplicam. Cada pessoa aprende a cultura de onde vive.

A cultura não é uma coisa parada, que é sempre igual. A cultura muda com o tempo. O contato com ideias e costumes diferentes muda a cultura de um povo. Mudança acontece em todas as culturas.

Cultura e a Bíblia

A Bíblia foi escrita ao longo de 1500 anos, em várias culturas diferentes: cultura nômade (Abraão), cultura egípcia (José), cultura judaica tribal (Josué), cultura judaica monárquica (Davi), cultura babilônica (Daniel), cultura Persa (Ester), cultura grega e romana (Paulo)...

As culturas que a Bíblia nos mostra podiam ser muito diferentes umas das outras, mas a Bíblia tem a mesma mensagem para todas. A Bíblia não é contra a cultura. Deus criou a diversidade. Mas existem regras universais, que devem ser aplicadas em todas as culturas.

Algumas regras na Bíblia estão relacionadas com a cultura da época mas o princípio por trás da regra é universal. Por exemplo, Deus mandou usar balanças bem equilibradas para pesar dinheiro nas trocas comerciais (Provérbios 11:1). Pessoas desonestas usavam balanças desequilibradas para cobrar mais por seus produtos. Hoje em dia não usamos mais balanças mas essa regra nos ensina que devemos ser honestos e cobrar o preço justo.

Quando não entendemos uma passagem da Bíblia, é importante procurar o contexto cultural dessa passagem. Quando entendemos o que significava nesse tempo, podemos encontrar a regra universal e aplicar a nossa situação.

Veja aqui: como estudar a Bíblia?

O cristão e a cultura

Cada cultura tem coisas boas e coisas ruins. Enquanto estamos aqui na terra, não podemos nos desligar completamente da cultura. Por isso, precisamos da sabedoria de Deus para entender o que é bom e o que é ruim em nossa cultura (Efésios 5:10).

Veja aqui uma questão cultural na Bíblia: o que a Bíblia diz sobre cortar o cabelo? É pecado?

O cristão que está completamente desligado da cultura à sua volta não vai conseguir comunicar o evangelho aos descrentes de sua comunidade. O apóstolo Paulo citou filósofos gregos em seu sermão para pessoas gregas. Ele nunca comprometeu a verdade sobre Jesus mas ele usou o que era bom na cultura para transmitir a mensagem (1 Coríntios 9:21-23).

Por outro lado, o cristão tem de marcar a diferença. Em cada cultura, existem coisas que são incompatíveis com a fé cristã. Por isso, precisamos conhecer a Bíblia para reconhecer o que é ruim e rejeitá-lo (1 Tessalonicenses 5:21-22).