O que é hipocrisia?

Hipocrisia significa agir com falsidade, fingir crer em algo que realmente não acredita. O hipócrita é tido pela sociedade como uma pessoa que mantém as suas reais convicções ocultas e age de forma teatral e falsa.

A palavra hipocrisia vem do grego hupokrisis - e do latim hypocrisis - utilizada no âmbito do teatro para designar uma atuação de fingimento.

O hipócrita tem um desvio de comportamento intencional, por exemplo: trata uma pessoa com simpatia e educação, mas na verdade deseja o mal com que se relaciona. Uma atitude hipócrita não é bem visto pelas pessoas e nem é aceito por Deus.

Jesus combateu a hipocrisia

Cristo combateu a hipocrisia dos religiosos da época. Jesus criticou os fariseus de hipócritas, pois aplicavam a lei de modo severo, mas os próprios não a guardavam. Jesus também os chamou de 'sepulcros caiados', branco por fora e imundo por dentro (Mateus 23:27-28).

Os fariseus procuraram acusar Jesus com base na Lei de Moisés: foi assim sobre a questão da cura no sábado (Mateus 12:10-13), quando o acusaram de expulsar demônios (Mateus 12:22-24). Foram hipócritas quando pediram um sinal milagroso (Mateus 12:38-39) e quando o questionaram sobre a questão dos impostos (Mateus 22:17-18).

Veja:Quem eram os fariseus e saduceus?

Se afastando da hipocrisia

Hipocrisia não é uma doença, hipocrisia é um desvio de caráter. Deus pode ajudar a mudar nosso comportamento, mas para isso temos que transformamos a nossa mente (Romanos 12:2, Tiago 4:8 e 1 Coríntios 2:14-16).

Deus sonda o coração do homem por isso devemos nos livrar desta atitude o quanto antes (Jeremias 17:10, Tito 1:15 e 1 Pedro 2:1). Buscando a Deus e nos afastando do comportamento hipócrita, usemos a nossa liberdade em Cristo para abençoar e não para condenar pessoas (Gálatas 5:13 e Mateus 7:5).

Saiba: O que a Bíblia fala sobre a liberdade?

Se alimente da palavra de Deus, pois a verdade liberta e joga por terra toda a hipocrisia (João 8:32). Seja o seu 'sim', 'sim', e o seu 'não', 'não'; evite 'meio termo' e seja praticante da verdade que é Cristo. (Mateus 5:37 e Gálatas 5:1).