O que Jesus aprendeu com Maria?

Jesus, mesmo sendo Deus e totalmente homem, aprendeu com Maria, submissão, obediência, amor e bondade. A Bíblia fala pouquíssimo do relacionamento de ambos.

As Escrituras relatam acerca:

  1. Do seu nascimento (Lucas 2:1-7).
  2. Quando tinha 12 anos e em uma das viagens dos pais a Jerusalém, foi encontrado no templo (Lucas 2:41-51).
  3.  Do seu ministério até a sua morte e ressurreição.

A Bíblia não fala da sua infância nem adolescência.

Mesmo sendo Deus, Ele cumpria os mandamentos. O fato de saber o Antigo Testamento, citado-o em seus discursos, nos mostra que os pais ensinaram fielmente as Escrituras, mostrando assim que tinha um papel fundamental em suas vidas. Naquele tempo, era o dever do pai ensinar as Escrituras ao filho. A mãe provavelmente teria um papel mais importante no ensino de tarefas domésticas, bom comportamento e cuidado com os outros.

Quer saber mais sobre a infância de Jesus? Veja aqui.

Através das ações Maria, o que podemos ver Jesus aprendendo com ela?

  1. Submissão. O fato de ter ouvido a mensagem do anjo, sem recusar, mesmo correndo o risco de acabar o noivado e ser vista como adúltera (Lucas 1:38).
  2. Renúncia. Quando deixa sua vida para proteger seu filho de quem o queria matar (Mateus 2:14-15) e, mais tarde, para seguir a Cristo em seu ministério.
  3. Entendimento e compreensão do ministério de Jesus aqui na terra; Maria guardava em seu coração o que via e ouvia e não impedia Jesus de fazer seu trabalho.

Leia aqui: por que Deus escolheu Maria?

O que também podemos aprender com Maria?

  1. Submissão: Submissão à Palavra de Deus, à voz do Senhor sem questionar.
  2. Disposição: muitas são as nossas ocupações, mas se não estivermos disponíveis para a Obra do Senhor, tudo se tornará inútil. Não precisamos ser alguém muito importante, basta estarmos  prontos para servir.
  3. Amor pela Palavra do Senhor, guardando-a no coração.​