O que significa Deus?

Deus é o nome que damos ao ser supremo que criou tudo que existe. A palavra Deus se refere a um ser eterno, todo-poderoso, que conhece tudo e tem poder absoluto sobre tudo. Não há nada como Deus, que é infinito e incomparável.

O Deus da Bíblia

A Bíblia nos ensina que só há um Deus, que criou o universo e está no controle de tudo. Ele é um ser consciente que sempre existiu e sempre existirá. Deus é o ser mais inteligente e criativo que existe.

Deus é muito diferente de nós. Ele é espírito, não está limitado por um corpo físico. Deus pode estar em todo lugar ao mesmo tempo. Ele sabe todas as coisas e é perfeito. Deus pode fazer milagres (coisas que são naturalmente impossíveis) – Lucas 18:27.

Por outro lado, nós somos um pouco parecidos com Deus. Tanto nós como Deus temos inteligência, emoções, vontade própria, capacidade para amar. Mas todas essas características em Deus são muito superiores, porque nós fomos criados à Sua imagem, não Ele à nossa (Gênesis 1:27).

Descubra mais sobre o Deus da Bíblia: o que é Deus? Quem é Deus?

Outros deuses

A palavra “deus” com “d” minúsculo pode se referir a qualquer divindade. Normalmente, as características de um deus são sua imortalidade (não morrem), e seus poderes sobrenaturais. Um deus costuma ser adorado por um grupo de pessoas que acredita nele e quer sua proteção ou seu favor.

Todos os deuses que não são o Deus da Bíblia são deuses falsos. Só há um Deus e só Ele merece nossa adoração. Os deuses falsos não existem na realidade; são mentiras que desviam nossa atenção do Deus verdadeiro (Deuteronômio 32:17-18). O Deus da Bíblia é infinitamente superior a qualquer outro deus.