O que significa ser agnóstico?

Um agnóstico acredita que não é possível provar a existência ou não de Deus ou de coisas espirituais. Para o agnóstico, não há evidência suficiente para saber se Deus existe ou não. Um agnóstico não é o mesmo que um ateísta.

O agnosticismo é uma religião?

Não, o agnosticismo não é uma religião; é uma opinião sobre religião. “Agnóstico” significa “sem conhecimento”. O agnóstico admite que não sabe se Deus existe. A maioria dos agnósticos credita que é possível que exista algum deus ou “força superior” mas que não há forma de provar isso.

  • O agnóstico é diferente de uma pessoa religiosa porque acha que não é possível conhecer a Deus ou ter contato com Ele. Para o agnóstico, as coisas espirituais estão além do nosso conhecimento.
  • O agnóstico também é diferente do ateu porque o ateu afirma que sabe que Deus não existe. O agnóstico admite que é possível que Deus exista. Descubra aqui mais: o que é ser ateu?

Nem todos os agnósticos têm a mesma opinião. Alguns acreditam que, se Deus existe, não interfere na nossa vida, por isso discutir sobre a existência de Deus é irrelevante. Mas outros querem conhecer a verdade e estão à procura de evidência.

Veja também: como posso ter a certeza que Deus existe?

O agnosticismo e a Bíblia

A Bíblia diz que há muitas coisas sobre Deus que estão além da nossa compreensão. Mas a Bíblia também diz que é possível conhecer a Deus. O agnóstico que acha que não é possível conhecer a Deus está errado. Podemos saber que Deus existe através:

  • Da Natureza – observando o mundo à nossa volta – tão grande, cheio de detalhe, tanta precisão – podemos ver que não foi feito por acaso; só pode ter sido criado por Alguém muito inteligente e poderoso – Romanos 1:19-20
  • De Jesus – na sua vida Jesus mostrou a glória de Deus, de uma forma que todos podem entender; estudando a vida de Jesus vemos que Deus existe – João 1:18

Por outro lado, podemos ter muita evidência mas continuar sem acreditar. Com ou sem muita evidência, no fim é uma questão de fé. Você tem de decidir se vai acreditar ou não. A evidência ajuda mas não convence. Apenas o Espírito Santo pode lhe convencer (João 16:7-8). Se você quer mesmo saber se Deus existe, peça a Deus para lhe convencer. - Lucas 11:9; João 8:32

Quer saber mais? Veja aqui: como posso ter a certeza da vida eterna?