Onde fica o Mar Vermelho?

O Mar Vermelho fica entre a Península Arábica e o norte da costa oriental de África. No Êxodo, o povo de Israel provavelmente atravessou um dos dois braços no norte do Mar Vermelho.

Na Bíblia, o nome hebraico para o Mar Vermelho era “Mar de Juncos”. Mas uma tradução muito antiga do Antigo Testamento para o grego, chamada a Septuaginta, traduziu esse nome como “Mar Vermelho”. Essa tradução foi feita por judeus, que tinham grande respeito pelas Escrituras e valorizavam o rigor. É possível que o lugar conhecido antes como “Mar de Juncos” mudou de nome com o tempo para “Mar Vermelho”.

Mapa do Mar Vermelho

Atualmente, o mar Vermelho se situa entre o Egito, o Sudão e a Eritreia, à esquerda, e a Arábia Saudita, à direita. No norte do Mar Vermelho, o braço esquerdo é o golfo do Suez e o braço direito é o golfo de Aqaba.

No tempo do Êxodo, o Mar Vermelho era a fronteira do Egito. Depois de atravessarem o Mar Vermelho, os israelitas estariam fora do alcance do faraó. Eles poderiam atravessar pelo norte do Egito, em terra, mas Deus os enviou para o deserto (Êxodo 13:17-18). Quando os israelitas chegaram à margem do Mar Vermelho, ficaram encurralados entre o mar e o exército do faraó. Então Deus abriu o Mar Vermelho e os israelitas atravessaram, mas os egípcios se afogaram.

Veja aqui: como foi a travessia do Mar Vermelho?

Onde os israelitas atravessaram o Mar Vermelho?

Não se sabe exatamente onde os israelitas atravessaram o Mar Vermelho. Os nomes dos lugares na Bíblia mudaram com o tempo e muitas cidades referidas já não existem. Por isso, é muito difícil descobrir a rota que tomaram.

Existem muitas teorias sobre onde o Mar Vermelho se abriu:

  • No golfo do Suez – o golfo do Suez é o braço esquerdo do Mar Vermelho, entre o Egito e a Península do Sinai; a maioria dos estudiosos acredita que o monte Sinai, para onde os israelitas se dirigiram logo depois de atravessar o Mar Vermelho, fica no sul da Península do Sinai
  • Em um lago – existem vários lagos a norte do golfo do Suez; se os israelitas seguiram uma rota mais a norte, poderão ter atravessado um lago grande; no entanto, a Bíblia diz que atravessaram um mar, não um lago
  • No golfo de Aqaba – o golfo de Aqaba é o braço direito do Mar Vermelho; a maioria dos estudiosos pensa que seria muito longe para a travessia do Mar Vermelho mas 1 Reis 9:26-27 localiza o Mar Vermelho nessa região

Veja também: o faraó morreu no Mar Vermelho?

De qualquer forma, a travessia do Mar Vermelho implicou um grande milagre, porque os israelitas atravessaram em terra seca um lugar que tinha água suficiente para afogar todos os cavaleiros do faraó.