Por que Deus existe?

Se você procura saber a razão da existência de Deus, é porque você já acredita que Ele existe, e isso é muito importante. Deus é auto-existente. Não há uma explicação para a Sua existência, nem nossa mente é capaz de compreender, porque Ele sempre existiu e sempre vai existirá.

Ele existe por si só. Não foi criado e nem foi gerado. Não temos como provar a Sua existência, mas cremos que Ele existe por meio da Sua criação (Romanos 1:19) e também pela, conforme Hebreus 11:1 que diz:

"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem."

É possível enumerar algumas razões para a existência de Deus com base em algumas dos seus atributos:

  • Deus é amor, por isso Ele existe para amar e para ser amado;
  • Deus é santo e justo, e por isso existe para corrigir o que está errado e indicar o caminho correto;
  • Deus é bom, perfeito, fiel e misericordioso, e por esse motivo existe para receber glória e louvor.

Veja também: quem criou Deus?

No entanto, é importante referir que Deus é o grande EU SOU, Ele não precisa explicar quem Ele é. Em Isaías 45:5 Ele diz: "Eu sou o Senhor, e não há outro."

Não há como o homem explicar a Sua existência, não há a quem compará-Lo, diz Isaías 40:25: "A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual?".

Deus não tem a obrigação de se explicar nem de revelar a Sua existência a ninguém, mas Ele escolheu fazer isso, através do Seu Filho Jesus e da Sua criação, como é possível ver em Romanos 1:20.

No livro de Jó, vemos um homem de fé e dependente de alguém, sem nunca ter visto a Deus, só conhecendo-O de ouvir falar, mas que crê em Sua existência. Quando perde a família, riqueza, saúde e é acusado por seus amigos, no fim do seu sofrimento, Deus observando o diálogo deles, interrompe-os dizendo que Jó nada sabia da vida, e até pergunta se Jó estava presente no início da criação e se O ajudou a criar o mundo.

Em Romanos 11:33-36, vemos a auto-existência de Deus e o porquê Dele existir. Ainda que o homem não aceite e não admita, Deus existe, e existe para a Sua própria glória!