Quais são os símbolos da Nova Era?

O movimento da Nova Era usa símbolos “emprestados” de outras culturas e religiões. Esses símbolos representam as crenças da Nova Era. Os principais símbolos associados à Nova Era são:

Yin Yang

O “yin yang” é um antigo símbolo religioso chinês, que representa o equilíbrio do universo. As religiões orientais dão muita ênfase ao equilíbrio entre as forças do bem e do mal, do masculino e do feminino, da luz e da escuridão... A Nova Era também foca muito no equilíbrio.

Veja aqui: o que é a Nova Era?

Sol, lua, estrelas, planetas

A Nova Era dá grande importância à astrologia. Símbolos como o sol e a lua são usados para representar a ligação com o resto do universo e a influência dos astros na vida.

Leia também: consultar horóscopo é pecado?

Cristais

Cristais de vários tipos são usados para “canalizar energias positivas”. Os cristais supostamente têm poderes mágicos para influenciar os acontecimentos da vida. Esses cristais muitas vezes têm a forma de pirâmides ou obeliscos. O uso de cristais na Nova Era é superstição parecida com fazer simpatia.

Veja também: é pecado fazer simpatia?

Outros símbolos

A Nova Era não é um movimento muito organizado, por isso pessoas diferentes usam símbolos diferentes. A Nova Era usa qualquer símbolo que representa seus ideais, aproveitando símbolos de várias culturas e religiões. A maioria dos símbolos tem uma ligação mística ou supersticiosa.

Crente pode usar símbolos da Nova Era?

Quando estão claramente ligados à Nova Era ou outra religião, não é boa ideia usar esses símbolos. Os símbolos da Nova Era representam mentiras que nos afastam de Deus. A Bíblia nos avisa a ficar longe do mal (1 Tessalonicenses 5:22).

Além de alguma possível influência espiritual, utilizar símbolos da Nova Era transmite a mensagem errada. Quem vê poderá pensar que você concorda com a Nova Era. Esses símbolos poderão também causar desconforto, confusão ou escândalo entre outros crentes.

Mas nem todos os símbolos têm um significado mau. Por exemplo, algumas pessoas associam a borboleta e o arco-íris ao movimento da Nova Era. Isso não significa que usar uma borboleta é errado – a maioria das pessoas simplesmente associa a uma coisa bonita. O arco-íris também é o símbolo da aliança de Deus com Noé e tem um significado muito bom para o crente. Cada crente deve usar a consciência e o bom senso para decidir que símbolos deve ou não deve usar (Romanos 14:12).