Qual o significado do Filtro dos Sonhos?

O Filtro dos Sonhos é um objeto religioso ligado à cultura dos povos indígenas da América do Norte. Sua função é espantar os espíritos que trazem sonhos ruins, deixando passar apenas os sonhos bons. A Bíblia diz que não precisamos de objetos para proteger nosso sono. Acreditar no poder do Filtro dos Sonhos é idolatria.

De acordo com a religião dos indígenas da América do Norte (xamanismo), existem muitos espíritos que influenciam o mundo. Os espíritos bons ajudam as pessoas mas os espíritos ruins causam dor e sofrimento. Durante a noite, os espíritos trazem sonhos. Os sonhos ruins ficam presos na teia do Filtro dos Sonhos e dissipam de manhã, mas os sonhos bons, com mensagens importantes, conseguem passar.

Veja também: o que a Bíblia diz sobre sonhos?

Crente pode ter Filtro dos Sonhos em casa?

Para o crente é uma questão de consciência individual (Romanos 14:12), mas não é aconselhável ter Filtro dos Sonhos em casa. O Filtro dos Sonhos não é apenas um objeto de decoração. Cada elemento do Filtro dos Sonhos tem um significado religioso associado.

Não podemos controlar forças espirituais usando objetos especiais, como o Filtro dos Sonhos. Isso se chama feitiçaria. O crente que tem sonhos ruins deve pedir proteção a Deus e confiar no Seu cuidado (Salmos 3:5). Não deve procurar proteção em elementos ou rituais de outras religiões. Isso é idolatria.

Descubra aqui: o que a Bíblia diz sobre bruxaria?

Mesmo se o crente só usa como decoração, sem significado religioso, o Filtro dos Sonhos transmite a mensagem errada. Na Bíblia, quando as pessoas se convertiam jogavam fora todos os seus objetos de outras religiões, para mostrar dedicação total a Deus (Atos dos Apóstolos 19:18-19). Para uma pessoa que não entende que é só uma decoração, pode pensar que não tem problema acreditar no poder do Filtro dos Sonhos. Se o Filtro dos Sonhos leva você ou seu irmão a pecar, jogue fora!

Também é importante lembrar que os povos indígenas não gostam quando as pessoas usam seus símbolos religiosos indevidamente. Eles veem isso como uma falta de respeito para com sua religião. O crente não pode usar o Filtro dos Sonhos como símbolo religioso mas usar só como decoração sem significado insulta os povos indígenas americanos.

Veja aqui: 4 motivos por que crentes não devem ter filtro dos sonhos