Quando será o fim do mundo?

Só Deus sabe quando será o fim do mundo. A Bíblia não tem a data do fim do mundo e é impossível calcular quando será o fim do mundo. Apenas podemos estar preparados para quando acontecer.

Não sabemos quando será o fim do mundo mas podemos ver pelos sinais que está próximo (Mateus 24:32-33). O fim do mundo pode acontecer em qualquer altura. Os sinais do fim na Bíblia servem para nos lembrar que um dia o fim vai chegar e Jesus vai voltar. Nesse dia todos serão julgados e apenas os salvos irão para o Céu.

A Bíblia diz claramente que só Deus sabe a data do fim do mundo. Até Jesus na sua condição humana não sabia quando seria! Tentar prever quando será o fim do mundo é inútil, porque a Bíblia diz que acontecerá quando não estamos à espera (Mateus 24:36; Mateus 24:44).

Veja aqui quais os sinais do fim dos tempos.

Algumas pessoas criticam a Bíblia porque já dizia há 2000 anos que o fim está próximo e ainda não aconteceu (2 Pedro 3:3-4). Mas a própria Bíblia diz que Deus tem uma noção de tempo muito diferente da nossa. Deus só não destruiu a terra ainda porque é paciente conosco e nos quer dar muita chance para nos arrependermos e sermos salvos (2 Pedro 3:8-9). O mundo ainda existe porque Deus nos ama mas o julgamento vai vir.

Veja também: o fim do mundo está próximo?

Previsões do fim do mundo

Em todas as gerações há pessoas que tentam prever quando será o fim do mundo. As pessoas relacionam os sinais da Bíblia com os grandes eventos do seu tempo e inventam datas sem embasamento. É impossível calcular a data do fim do mundo a partir da Bíblia.

Não devemos acreditar em quem diz que sabe quando será o fim do mundo. Essas pessoas ou estão muito enganadas, ou estão mentindo. As previsões do fim do mundo geram pânico e alguns já causaram tragédias como suicídios em massa. Não é sensato se associar a grupos apocalípticos.

Não precisamos ter medo. Quem ama Jesus tem a garantia da vida eterna. Não importa o que acontecer, Jesus nunca nos vai abandonar. O fim será uma grande alegria para os crentes porque estaremos juntos de Deus (1 Tessalonicenses 4:17-18).

Descubra aqui: como será o fim do mundo?

Como se preparar para o fim do mundo

O fim do mundo pode acontecer a qualquer momento, por isso é importante estar preparado. A Bíblia diz como devemos nos preparar. Não é preciso entrar em pânico, se isolar do mundo nem se abastecer com muitas provisões. Basta viver de maneira santa, agradando a Deus (2 Pedro 3:11; 2 Pedro 3:14).

A forma como vivemos normalmente deve refletir a realidade que Jesus vai voltar. Se seguimos o que a Bíblia diz e lutamos contra o pecado, com a ajuda do Espírito Santo, não seremos apanhados desprevenidos pelo fim do mundo, nem a morte (1 Tessalonicenses 5:4).

Também é importante falar sobre o evangelho a outras pessoas. Deus quer que todos sejam salvos e tenham a vida eterna depois do fim do mundo.