5 dicas para saber o que fazer na vida

Se você está fazendo este tipo de pergunta, calma, isto não é um sinal ruim. Quando nos perguntamos "o que fazer? para onde ir?" estamos realmente a procurando de algo que nos dê perspectiva.

Refletir sobre esta questão faz parte do nosso amadurecimento (1 Coríntios 13:11). Quantas pessoas dizem que sabem o que estão fazendo e na verdade estão perdidas? Reconhecer que precisa de ajuda é um ato de humildade que vai nos ajudar a encontrarmos o nosso caminho (Provérbios 29:23).

A vida tem um propósito dado por Deus e nada acontece sem o conhecimento dele (Efésios 1:4-5, 1 Pedro 2:9 e Romanos 8:28). Buscar conhecer o propósito de Deus para a nossa vida é que nos fará andar pelo caminho certo. Só Deus sabe qual é o melhor caminho para nossa vida, por isso devemos buscar a Ele (Jeremias 29:11).

Destacamos 5 dicas para saber o que fazer na vida. São cinco pontos que irão contribuir na busca do propósito de Deus para a sua vida:

1 - Não foque a sua vida apenas no dinheiro!

1dinheiro

Se há uma escolha que pode nos prejudicar é fundamentarmos a nossa vida somente no dinheiro. O dinheiro é importante, mas o amor ao dinheiro é uma armadilha para ficar ainda mais perdido neste mundo (Lucas 12:15).

Quem confia no dinheiro acaba se esquecendo de Deus (Provérbios 15:16), mas do que isso, quem corre apenas atrás do dinheiro se torna escravo dele (Mateus 6:24 e 1 Timóteo 6:10). Quando colocamos o dinheiro como base das nossas escolhas, podemos fazer coisas que não nos agradam e nem agrada a Deus (Salmos 37:16 e Provérbios 11:4).

Veja: O que Deus diz sobre o dinheiro?

Deus nos deu liberdade para fazermos as nossas escolhas sem pensarmos somente no dinheiro. Deus não nos desampara e quem é suprido por Ele sem precisa se curvar ao dinheiro (Hebreus 13:5 e Mateus 6:33).

2 - Ouça mais as pessoas, ouça mais a Deus!

2ouvir

Parece algo simples, mas ouvir as pessoas requer esforço. Quando ouvimos as pessoas aprendemos com as suas experiências e com isso podemos evitar de cometer os mesmos erros. Quando aprendemos a ouvir também aprendemos a falar na hora certa (Tiago 1:19-20, Provérbios 12:15 e Provérbios 18:13).

Assim como ouvimos as pessoas, temos que nos esforçar para ouvirmos a voz de Deus. A fé vêm pelo ouvir a Palavra de Deus e através dela obtemos a direção para prosseguirmos em fé (Romanos 10:17 e Lucas 11:28).

Saiba: Como ouvir a voz de Deus?

Quanto mais ouvimos a Palavra de Deus, mais ganhamos intimidade com Ele. Isso traz confiança para não andarmos somente baseado no que vemos mas no que cremos (João 10:27 e 2 Coríntios 5:7).

3 - Deus nos capacita em todas as coisas!

3capacita

Às vezes achamos que não temos capacidade para fazer grandes coisas e isso aumenta a nossa dúvida no que fazer na vida. Ao lermos a Bíblia, podemos constatar muitas pessoas que foram capacitadas por Deus: José, Moisés, Rute, Josué, Gideão, Davi, Samuel, Maria, Pedro, Paulo entre outros tantos!

Uma coisa é certa: Deus capacita os escolhidos! Ele nos escolheu desde o ventre da nossa mãe (1 Pedro 2:9, Jeremias 1:5 e Efésios 1:3-4). Mesmo com as nossas fraquezas, Deus é capaz de nos esticar e nos levar a grandes níveis (2 Coríntios 12:9-10 e Filipenses 2:13).

Para isto, devemos estar em sintonia com Deus e dispostos a sermos capacitados por Ele (1 João 5:14-15, Filipenses 1:6 e Josué 1:9). Não desanime achando que o seu objetivo seja impossível de alcançar. Toda capacidade vem de Deus e não do homem!

4 - Esteja atento aos pequenos sinais!

4atento

Quando saímos do nosso lugar de conforto e buscamos a Deus não ficamos sem resposta. Deus fala conosco de diversas formas e cabe a nós estarmos atentos aos pequenos sinais (Miquéias 7:7 e Habacuque 2:1).

O profeta Elias estava buscando uma resposta de Deus que veio na forma de uma pequena nuvem "que cabia na mão de um homem", mas foi o suficiente para entender que Deus iria realizar algo grande (1 Reis 18:43-45). Em outra ocasião, Deus se revelou a Elias em uma brisa suave (1 Reis 19:11-13).

O resultado da busca e intimidade com Deus é discernirmos os pequenos sinais que Ele nos dá. Isto nos ajuda a caminhar em fé de maneira firme e sem medo do futuro. Quando estamos atentos aos pequenos detalhes, estamos preparados para experimentar grandes coisas (Isaías 25:1 e Romanos 8:28).

5 - Faça tudo para glória de Deus

5tudo

Este ponto vai de encontro ao propósito de todo o ser humano: todos os nossos atos, dons e habilidades convergem para que Deus seja glorificado (1 Coríntios 10:31).

Não que tenhamos que falar a palavra 'Deus' a todo momento, mas as nossas atitudes e a nossa vocação reflete a Sua glória. Pode ser em um trabalho simples, num atendimento de forma educada ou ser paciente com um cliente, tudo isso reflete o dom de Deus e a glória dele (2 Coríntios 9:8, 1 Pedro 4:10).

Tanto no estudo quanto no trabalho devemos realizar como estivéssemos servindo a Deus e não aos homens. A busca por excelência reflete o bom testemunho e nos estimula a desenvolver os nossos talentos. Aplique este 5 pontos em sua vida e esteja atento para receber o que Deus tem preparado para você (Jeremias 29:11).