Quem batizou Jesus?

Jesus foi batizado por João Batista, seu primo. O trabalho de João Batista era preparar o povo para o ministério de Jesus. O batismo de Jesus por João marcou o início de seu ministério.

Quem era João Batista?

João Batista era um pregador que anunciava a vinda do Salvador do mundo. Ele preparou o povo, ensinando o arrependimento dos pecados e batizando quem se arrependia (Marcos 1:4-5). João Batista era primo de Jesus por lado da mãe e era alguns meses mais velho que ele. Seu ministério acabou sendo substituído e completado pelo ministério de Jesus.

Descubra aqui: quem foi João Batista?

Por que João batizou Jesus?

João batizou Jesus como um sinal para revelar que Jesus era o Salvador prometido. O povo de Israel já estava à espera desse Salvador e pensava que podia ser João Batista. Mas quando Jesus foi batizado, o Espírito Santo desceu sobre ele como uma pomba e Deus disse “Este é o meu filho amado, em quem me agrado”. Com essa confirmação pública de quem ele era, Jesus começou a pregar (Mateus 3:16-17).

O batismo de Jesus provou também que Jesus era puro, sem pecado. O batismo era uma forma de mostrar que alguém tinha rejeitado o pecado e se dedicado a Deus. Jesus não tinha nenhum pecado para se arrepender mas seu batismo confirmou que ele era totalmente dedicado a Deus (Mateus 3:14-15).

Veja aqui: o que a Bíblia diz sobre o batismo?

Quando João batizou Jesus, serviu também como exemplo para todos nós. A Bíblia diz que devemos ser imitadores de Jesus. O batismo é uma declaração pública importante, mostrando que estamos limpos do pecado e que seguimos Jesus.