Quem foram os essênios? A Bíblia fala neles?

Os essênios eram um grupo religioso entre os judeus, que tinha sua própria interpretação das Escrituras e queria manter a pureza do judaísmo. Eles eram uma comunidade bastante fechada e alguns se isolavam no deserto. A Bíblia não fala sobre os essênios.

Os essênios surgiram por volta do século II a.C. e ainda existiam no tempo de Jesus. Eles eram contra a mistura do judaísmo com valores gregos e queriam se afastar da influência pagã de outros povos. Alguns essênios viviam nas cidades, entre outros judeus, mas outros eram mais radicais e formaram comunidades no deserto, com pouco contato com outras pessoas.

De acordo com os historiadores dessa época, as leis dos essênios eram muito rígidas e valorizavam a comunidade, a partilha, a pureza e a dedicação a Deus. Eles tinham várias restrições alimentares e tentavam limitar seu contato com outras pessoas, para não serem contaminados com outras filosofias. Alguns estudiosos acreditam que o essênios escreveram os manuscritos do Mar Morto.

Embora eram conhecidos no tempo de Jesus, a Bíblia não faz nenhuma referência aos essênios. Eles não se envolviam na vida pública e provavelmente se mantiveram afastados de Jesus e seus seguidores.

Veja também: quem eram os zelotes na Bíblia?

Jesus ou João Batista eram essênios?

Não, a Bíblia não diz que Jesus nem João Batista eram essênios. Tal como alguns essênios, João Batista morava no deserto e pregava o arrependimento e a purificação dos pecados (Mateus 3:1-2). Mas vários outros grupos judeus também falavam sobre pureza e arrependimento. Além disso, João Batista era uma figura pública e não se isolava de pessoas de outros povos.

Alguns ensinamentos de Jesus eram parecidos com os ensinamentos dos essênios. Ele ensinava a dedicação total a Deus, a pureza de coração e o amor ao próximo. Mas Jesus não impunha restrições alimentares (Marcos 7:19) e ensinou que, em vez de ficar isolados, seus discípulos deveriam amar a todos, pregando o evangelho em todo lado.

Não existe nenhuma indicação na Bíblia nem em qualquer outro documento histórico que Jesus ou João Batista foram essênios em alguma fase de suas vidas.

Veja aqui a história de João Batista.

Jesus e João Batista provavelmente sabiam sobre os essênios e tinham algumas coisas em comum com eles. Mas eles também tinham ensinamentos claramente contrários aos essênios e nunca se identificaram como essênios. Jesus veio para mostrar um novo caminho, que os essênios não conheciam.