Quem são os illuminati?

Os illuminati são, supostamente, um grupo secreto que quer dominar o mundo. Não se sabe se os illuminati existem de verdade ou se são só um mito. A Bíblia nos ensina que não precisamos ter medo de grupos ocultos.

O que significa illuminati?

Illuminati vem do latim e significa iluminado. Vários grupos ao longo da História têm se auto-proclamado “iluminados”, por afirmarem que tinham encontrado a verdade.

O grupo na origem das teorias da conspiração foi uma organização chamada de Illuminati da Baviera. Surgiu na Europa na época do Iluminismo (século XVIII) e tinha como objetivo o livre pensamento e a luta contra valores antigos, como a monarquia e a igreja católica. Os illuminati foram perseguidos por serem revolucionários e perturbadores da ordem e desapareceram depois de alguns anos de existência.

Algumas teorias de conspiração sugerem que os illuminati sobreviveram até aos dias de hoje, influenciando vários grandes eventos na História do mundo. Os illuminati são muitas vezes associados à maçonaria e outros grupos secretos. Mas não há nenhuma evidência real que os illuminati existem ou ou controlam nosso mundo.

Veja aqui: um cristão pode ser maçom?

Algumas teorias da conspiração cristãs dizem que os illuminati querem estabelecer um governo satânico sobre o mundo inteiro. Alguns crêem que os illuminati trabalham para o Anticristo. Mas essas afirmações não têm fundamento fatual. É preciso ter muito cuidado com teorias que distorcem informação histórica e as palavras da Bíblia (Provérbios 14:15).

Veja também: quem é o anticristo?

Existe uma força manipulando nosso mundo?

Sim, existe uma força que manipula nosso mundo. Essa força é o diabo. Todos os grupos que se opõem à Bíblia ou promovem ensinos falsos são usados pelo diabo (1 João 3:8). A organização que manipula o mundo não é humana – é espiritual.

A Bíblia diz que nossa luta não é contra seres humanos (Efésios 6:12). O verdadeiro inimigo é o diabo. Mesmo se existirem, os illuminati não são a força que governa o mundo. Não precisamos ter medo dos illuminati.

Descubra aqui: o diabo existe?

As teorias da conspiração, como a teoria dos illuminati, nos fazem sentir impotentes perante organizações tão poderosas. Mas a Bíblia ensina que o diabo, o grande governador do mundo, já foi derrotado! Quando Jesus morreu e ressuscitou, ele venceu o diabo. O diabo tenta parecer forte mas ele sabe que sua destruição está próxima (João 16:11).

Não somos impotentes perante as forças do mal. Quem tem Jesus no seu coração está protegido pelo Deus Todo-Poderoso. Para lutar contra qualquer organização do mal, basta fazer e promover o bem, com a ajuda de Jesus. - Romanos 12:21