Relacionamento à distância dá certo?

O resultado de um relacionamento à distância depende muito de cada casal. Alguns relacionamentos à distância funcionam mas outros não. Só existe uma certeza: o relacionamento à distância não pode durar para sempre.

O mundo é um lugar muito grande e muitas vezes as circunstâncias da vida separam casais de namorados. Quando os dois estão mesmo comprometidos um com o outro, a única solução é manter um relacionamento à distância. Esse relacionamento pode acabar de duas maneiras: ou se juntam, ou terminam o namoro.

Na Bíblia, o propósito de qualquer relacionamento amoroso deve ser a união. O casamento põe fim à solidão de viver sozinho e marca o início de uma nova família, que precisa ser unida (Gênesis 2:18). Por isso, o relacionamento à distância deve ser apenas uma solução temporária.

Como fazer um relacionamento à distância funcionar?

Um relacionamento à distância é difícil mas também tem pontos positivos. A distância vai obrigar os dois a pensar em coisas importantes do relacionamento, além do romantismo. Para o relacionamento à distância funcionar, é importante estabelecer algumas coisas, para manter a união:

  • Qual é vosso nível de compromisso? Ainda estão no início do namoro ou já estão pensando no casamento? O relacionamento parece que vai durar?
  • Como vão se manter em contato? Uma parte essencial de um bom relacionamento é boa comunicação. Também é importante planejar como vão se encontrar - Provérbios 13:12
  • Quanto tempo vai durar? Existe a possibilidade de acabarem com a distância em um futuro próximo? Os dois estão prontos para passar alguns meses ou anos afastados?
  • Quais são seus objetivos para o futuro? Seus planos são compatíveis?

Mesmo à distância, o relacionamento precisa crescer e se aprofundar. Caso contrário, vai morrer. Cada um também precisa estar consciente de suas limitações e fraquezas. A distância pode adiar o casamento e causar muitas dificuldades (1 Coríntios 7:9).

Veja também: como deve ser o namoro cristão?

Para os casados:

Evitem situações em que vão ficar separados por tempo indefinido. Um casamento à distância não é saudável. Sempre que possível, procurem manter a família unida, com apenas separações temporárias.

A Bíblia recomenda que os casados fiquem juntos, para evitar a tentação e não destruir a família (1 Coríntios 7:5). Algumas pessoas na Bíblia tiveram de viver algum tempo longe de seus cônjuges, normalmente por causa da guerra, mas essa separação era temporária. Pela lei do Antigo Testamento, os recém-casados não podiam ser separados durante seu primeiro ano de casamento (Deuteronômio 24:5). A proximidade fortalece o relacionamento.

Se tiverem de ficar longe um do outro por algum tempo, é importante trabalhar para manter o contato e encontrar formas de ficarem juntos o mais rápido possível. Orem a Deus por ajuda nessa fase.