O que é o santo sudário? É mesmo a imagem de Jesus?

O santo sudário é uma relíquia que alguns acreditam que foi o pano que envolveu Jesus quando ele morreu. O sudário tem a imagem de um homem ensanguentado, com feridas parecidas com as de Jesus. A Bíblia não diz o que aconteceu com o pano que envolveu Jesus.

Um sudário é um pano que cobre um morto. O sudário de Turim é um pano longo, com a imagem “impressa” de um corpo, de trás e de frente, guardado em Turim, Itália.

Conhecido como o santo sudário, foi revelado no século XV e se tornou uma atração entre os fiéis cristãos. Algumas referências mais antigas sugerem que o sudário é mais antigo que isso ou que outros panos com imagens de Jesus já existiam. No entanto, não existe evidência sólida que foi o pano que envolveu o corpo de Jesus.

O que a Bíblia diz sobre o santo sudário?

A Bíblia apenas diz que o corpo de Jesus foi envolvido em panos quando ele morreu. Depois da ressurreição, os discípulos encontraram os panos dobrados dentro do túmulo vazio (João 20:6-7). A Bíblia não diz que os panos ficaram com a imagem de Jesus nem que alguém os guardou. Também não existe evidência histórica sobre um sudário com a imagem de Jesus até vários séculos mais tarde.

Leia também: o que é o santo graal?

O santo sudário é autêntico? Mostra mesmo uma imagem de Jesus?

Como a Bíblia não fala sobre o sudário, existem muitas teorias a favor e contra. As pessoas que acreditam que o o santo sudário é autêntico dizem que:

  • O corpo tem as mesmas marcas que os ferimentos de Jesus na Bíblia
  • Há sangue verdadeiro no pano
  • Ninguém tinha o conhecimento técnico para criar uma falsificação tão boa no século XV
  • A datação científica do sudário não conseguiu provar definitivamente que o sudário é uma falsificação
  • A imagem no sudário é um milagre para mostrar que Jesus ressuscitou

Veja aqui: como foi a morte de Jesus na cruz?

As pessoas que acham que o santo sudário não tem a imagem de Jesus dizem que:

  • Jesus foi envolvido em pelo menos dois panos, não um
  • A omissão sobre o sudário no Novo Testamento e nos escritos dos primeiros cristãos seria muito estranha se existisse – eles gostavam de mostrar evidência da ressurreição
  • Quando o sudário apareceu no século XV, alguém confessou ter forjado
  • A datação científica também não conseguiu provar que o sudário é do tempo de Jesus
  • Jesus não deixaria imagens, que pudessem ser adoradas

Veja também: como foi a ressurreição de Jesus?

Quer seja real, quer seja falso, o sudário é uma relíquia interessante mas que não deve ser adorada (Isaías 42:8). Ele não tem poder nenhum, porque é apenas um pano ensanguentado. Todo verdadeiro poder está em Jesus, que mora dentro do coração de cada pessoa que o ama. A fé vem por ouvir a mensagem do evangelho, não por ver uma imagem de Jesus. - João 20:29