O que a Bíblia ensina sobre satanás?

A Bíblia ensina que satanás é real e é um ser espiritual dedicado ao mal. Satanás é nosso adversário e quer nos destruir.No entanto, Deus é muito mais forte que satanás!

Satanás significa adversário. Ele é o adversário de Deus e de tudo que Deus criou. Por isso, ele também é nosso adversário. Na Bíblia, satanás também é chamado de:

  • Diabo – que significa “acusador”
  • Maligno – não há nada de bom nele
  • Belial – que significa "imprestável"

A origem de satanás

Satanás foi criado por Deus mas ele se tornou orgulhoso e se rebelou contra seu Criador (1 Timóteo 3:6). Ele rejeitou a Deus e aos caminhos de Deus, se dedicando ao mal. Junto com outros anjos rebeldes, satanás lutou contra Deus mas perdeu a batalha.

Satanás foi expulso do Céu e lançado à terra. Agora ele e suas forças andam pela terra, procurando fazer o máximo de danos, porque sabem que falta pouco para sua derrota final (Apocalipse 12:7-9).

Veja aqui mais sobre o caráter de satanás.

O que satanás faz?

A Bíblia diz que o objetivo de satanás é matar, roubar e destruir (João 10:10). Nenhum de seus planos é bom. Ele quer destruir tudo que pode da criação de Deus, antes de receber seu castigo.

Satanás se disfarça, engana e finge ser algo bom ou oferecer caminhos agradáveis, mas na verdade é uma armadilha. Tudo que satanás oferece acaba em destruição e sofrimento. Ele é um mestre do engano e a Bíblia o chama de “pai da mentira” (João 8:44).

Descubra aqui: o diabo é o pai da mentira - o que isso significa?

Satanás promove o pecado e a rebelião contra Deus. Ele e seus demônios procuram nos influenciar para nos afastar de Deus. Por causa do pecado, satanás recebeu autoridade sobre o mundo, para fazer muitas coisas ruins. Na Bíblia ele também é chamado de o “príncipe deste mundo” (João 12:31-32).

O destino de satanás

O destino de satanás já está selado. No fim dos tempos, ele será jogado no lago de fogo, onde sofrerá condenação eterna (Mateus 25:41). Satanás sabe disso, por isso tenta causar o máximo de estragos antes de acontecer.

No fim dos tempos, satanás juntará um grande para lutar contra o povo de Deus. No entanto, quando o exército estiver reunido, Jesus voltará e destruirá todos os seus inimigos. Satanás, seus demônios e todos os seus seguidores serão castigados por toda a eternidade no lago de fogo (Apocalipse 20:9-10). Deus restabelecerá a justiça e o bem e não haverá mais dor nem sofrimento!

Leia também: o que é o Armagedom?

Como resistir a satanás?

Quem ama Jesus pode resistir a satanás e seus demônios entregando sua vida completamente a Deus. Satanás é poderoso mas não é tão poderoso quanto Deus. Na cruz, Jesus venceu satanás completamente, destruindo seu poder.

Veja também: o que Jesus conquistou na cruz?

Quando nos submetemos a Deus, obedecendo aos seus mandamentos e rejeitando o pecado, ficamos protegidos da ação das forças de satanás em nossa vida (Tiago 4:7). Satanás apenas tem poder quando lhe damos autoridade sobre nossa vida. Se entregamos toda a autoridade a Deus, estamos seguros.

Mesmo assim, satanás vai tentar nos influenciar e destruir. Por isso, precisamos nos manter vigilantes e ficar firmes em Jesus (1 Pedro 5:8-9). Quanto mais nos aproximamos de Deus, menos podemos ser influenciados pelo inimigo.