Qual é o significado de Shalom Adonai?

Shalom Adonai significa “a paz do Senhor” em hebraico e é uma saudação comum entre os judeus. Já no tempo da Bíblia era comum desejar paz na vida de outra pessoa como forma de dizer olá ou adeus. Os sacerdotes israelitas também deveriam invocar a paz de Deus sobre o povo de Israel (Números 6:24-27). Para o cristão, Jesus é a verdadeira fonte da paz de Deus.

Shalom Adonai, a paz do Senhor, é um tema importante na Bíblia. Enquanto que muitas pessoas procuram paz em outras coisas, a paz verdadeira e duradoura somente pode ser encontrada em Deus.

O significado de Shalom

Shalom significa paz em hebraico. Paz não é apenas ausência de conflito. Em hebraico e na Bíblia tem o sentido de tranquilidade, bem-estar e plenitude. Quando alguém deseja paz na vida de outra pessoa, deseja que tenha uma vida boa e completa, com equilíbrio e tranquilidade. Um país em paz é um país que não está em guerra e que tem uma população segura e satisfeita.

Veja aqui mais sobre o que a Bíblia diz sobre a paz.

A paz que vem de Deus

Adonai significa Senhor. Na Bíblia, um dos títulos de Deus é “o Senhor é paz” (Juízes 6:24). A paz verdadeira e completa só pode ser encontrada em um relacionamento pessoal com Deus. Por causa do pecado, nós perdemos essa paz e nos tornamos inimigos de Deus. Mas Jesus veio para restaurar nossa paz com Deus (Efésios 2:17-18).

A paz com Deus completa nossas vidas e nos dá paz interior. Quando cremos em Jesus e entregamos nossa vida a ele, não ficamos mais em conflito com Deus e recebemos uma paz em nossa alma que está além de todo entendimento (Filipenses 4:7).

A paz que recebemos de Deus não depende de nossas circunstâncias. Mesmo nos momentos de maior conflito podemos encontrar tranquilidade e segurança em Jesus, porque sabemos que ele já venceu todos os problemas. Shalom Adonai, a paz de Deus, é uma paz eterna, que nos protege do desespero.