Duvidar é pecado?

Dúvida é pecado quando tira nossa fé. Ter dúvidas é normal mas não devemos deixar a dúvida se tornar mais forte que a fé. A melhor maneira de acabar com a dúvida é procurar a resposta, confiando em Deus.

O que é dúvida?

Dúvida é não ter certeza, ou se sentir inseguro, sobre alguma coisa. Todos duvidam e uma dose saudável de dúvida é importante para não acreditar em qualquer mentira, mas muitas dúvidas confundem.

A dúvida precisa ser equilibrada com fé. Por exemplo, é sensato duvidar da segurança de um edifício em ruínas mas não é sensato duvidar da segurança de todos os edifícios em que você entra. Para ter uma vida normal, você precisa crer que a maioria dos edifícios são seguros. Dúvida exagerada é debilitante (Tiago 1:6-8).

Veja aqui: o que é fé?

O que a Bíblia fala sobre dúvida?

A Bíblia fala sobre dúvida que não é saudável. Nossa fé não é sem fundamento; temos muita evidência para apoiar (2 Pedro 1:16). As dúvidas que surgem não são motivo para deixar de ter fé. Nunca vamos ter todas as respostas mas temos muitas razões para crer.

Sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). Quando surge uma dúvida isso não significa que não temos mais fé. Apenas precisamos aprender a reagir às dúvidas com fé. Não podemos deixar que a dúvida nos impeça de fazer a vontade de Deus.

Veja também: é pecado questionar a Deus?

Como combater a dúvida?

  • Confiando em Deus – ore a Deus, pedindo Sua orientação para resolver a dúvida; confie que Ele vai lhe ajudar - Tiago 1:5
  • Analisando tudo – procure evidência, isso vai fortalecer sua fé - 1 Tessalonicenses 5:21
  • Estudando a Bíblia – a Bíblia deve ser nossa medida para distinguir o certo do errado, porque é a verdade – 2 Timóteo 3:16-17
  • Rejeitando a dúvida – algumas dúvidas persistem, mesmo quando você conhece a verdade; isso é um ataque do inimigo para lhe destruir, mas quando acontece rejeite o pensamento e declare a verdade – Tiago 4:7