Mulheres da Bíblia: o que podemos aprender com elas?

As mulheres foram figuras importantes no enredo da história escrita por Deus. Elas aparecem na narrativa bíblica em contextos variados, exercendo as mais diferentes funções e tarefas, atuando como instrumentos de Deus. Desde a criação, queda e redenção, até o início do Cristianismo, a presença da mulher sublinhou histórias comuns, como também os momentos mais importantes da Bíblia.

Fortes, porém frágeis, humildes e vitoriosas, soberbas e fracassadas, belas e virtuosas, esforçadas e delicadas... As mulheres na Bíblia, embora complexas, nos ensinam de forma simples bons e maus exemplos. Como sabemos, a Bíblia não aprova todas os comportamentos dos personagens que descreve. Mas, certamente, podemos aprender com todos os exemplos, tirando boas lições das personagens femininas tanto das qualidades quanto dos seus erros.

Confira neste estudo, o que podemos aprender com as mulheres na Bíblia:

Virtudes e qualidades de Mulheres na Bíblia

Mulher na Bíblia - mulher virtuosa quem a achará Provérbios 31:10

Na Bíblia, várias mulheres demonstraram valores dignos de serem observados e aprendidos. Em quase todos os livros bíblicos e nos diferentes contextos há referências as mulheres de diferentes estilos e temperamentos. Muitas delas deram bons exemplos, através de seus dons, postura e motivação perante Deus. Conheça alguns atributos de fé e caráter de algumas mulheres da Bíblia:

I. Aprenda a desenvolver um espírito de devoção a Deus

mulheres da bíblia- aprenda desenvolver espírito de amor e devoção a Deus

Fé fervorosa, prática de piedade, corações contritos e moldado por Deus são algumas características de uma vida de adoração e devoção ao Senhor. Algumas mulheres fizeram a diferença por uma conduta dedicada de amor e adoração a Deus.

1. Ana - Oração e entrega a Deus

Ana atribulada pela sua situação (estéril, hostilizada pela sua rival), derramou o seu coração diante de Deus, em oração e clamor (1 Samuel 1:15). Quando somos afligidos, qual a nossa atitude? Ressentir, contender, murmurar? Ana nos ensina a buscar Àquele que pode solucionar os nossos problemas.

Lição: A oração continua sendo o melhor meio de nos achegarmos a Deus com confiança, por intermédio de Jesus. Entregue a Ele a sua vida e seus problemas. Confie no Senhor, mesmo que aflições e a hostilidade do mundo lhe façam sofrer. Lembre-se: Deus é tudo que você mais precisa e com Ele você é mais que vencedor!

2. Rainha Ester - Jejum e intercessão

Ester deu outro exemplo importante de contrição, como intercessora pelo povo judeu perante o rei Assuero. Mas antes disso, ela buscou e humilhou-se com jejum diante de Deus, o Rei dos reis, a fim de abençoa-la na sua causa (Ester 4:16).

Lição: Ester mostrou que vale a pena pagar o preço pela vida, salvação e livramento do nosso povo. Ore jejue e interceda pela sua família, amigos, vizinhos, etc. Busque a Deus pela transformação da sociedade e para salvação de todos que estão à sua volta.

3. Abigail - Conselho e Sabedoria

Abigail demonstrou ser uma mulher bastante sábia e pacificadora. No episódio entre Davi e Nabal, ela intercedeu pelo marido bruto que agiu mal contra Davi e seus servos. Além de assumir a culpa pela atitude reprovável do marido (1 Samuel 25:24), Abigail evitou que Davi fizesse vingança pelas próprias mãos, poupando a vida do marido e o iminente ataque à sua própria família.

Lição: Peça sabedoria a Deus para conseguir analisar as situações e não agir precipitadamente. Agir por impulso só gera consequências ruins. Seja sábia e dê bons conselhos. Toda a sua família e aqueles que estão à sua volta serão beneficiados se você agir conforme o conselho de Deus.

4. Maria - Jovem agraciada por ser mãe do Messias

Maria era uma jovem temente ao Senhor, que O obedeceu apesar de poder sofrer duras consequências. Desposada, mas ainda não casada, Maria aceitou o maravilhoso desafio de ser a mãe, ainda virgem, do Cristo prometido. Isso mostrou sua profunda fé e amor a Deus (Lucas 1:45-48). Ela creu aceitando o cumprimento da vontade de Deus e teve a graça de cuidar e carregar no colo o Salvador do mundo!

Lição: A jovem Maria dá-nos um belo exemplo de fé, renúncia e amor a Deus. Ninguém, nem mesmo nós próprios, é mais importante que Jesus Cristo. Por isso, todos temos razões para dedicar nossa vida inteiramente a Cristo. Outra lição importante diz respeito à maternidade, apesar de ser um desafio novo e maravilhoso para todas as mulheres, Deus dá forças, graça e sabedoria para exercê-la. Confie (Lucas 1:37), obedeça e receba ajuda de Deus!

5. Maria de Betânia - Amor e adoração sincera

Maria de Betânia foi uma mulher que desejava aprender mais do Senhor Jesus. Ela não perdia nenhuma oportunidade de ouvi-lo e conhecer melhor acerca do Reino de Deus. A despeito do que iriam pensar, sentava-se aos pés de Cristo para ouvi-lo, sem temer o que iriam dizer, nem mesmo a reprimenda da irmã Marta. Além de escolher a melhor parte (Lucas 10:42), Maria também adorou ao Senhor, derramando um precioso perfume sobre Ele (Mateus 26:6). Mais uma vez contrariando quem achava ser um "desperdício". Mas, por esse ato, ela foi 'imortalizada' por Cristo, isto é, será sempre lembrada pelo que fez (Mateus 26:13).

Lição: Maria de Betânia ensina-nos a ter uma atitude espontânea de adoração e busca por conhecer mais a Deus. Devemos ser intencionais nisso e dedicar as nossas vidas ao amor e conhecimento de Deus. Não se importe com o que os outros vão pensar, ou se acham que é um "desperdício de vida". Gaste tempo aos pés de Jesus. Dedique-se, adore-O, entregando sempre o seu melhor, de coração.

II. Aprenda a Hospitalidade e o Serviço

Mulheres da Bíblia - Aprenda a servir com hospitalidade e gentileza

6. Sunamita - Hospedando profetas

Essa mulher de Suném tinha um coração hospitaleiro e empenhou-se em servir àquele que servia ao Senhor (2 Reis 4:8-10). Ela insistiu com o profeta Eliseu para que comesse em sua casa. A partir daí, sempre que este passava pela região, era recedido para uma refeição e para um breve repouso entre suas viagens.

7. A mulher virtuosa - Ter bondade para com os pobres

No poema sobre a mulher virtuosa de Provérbios 31, lemos que essa mulher cuida dos necessitados e ajuda aos pobres. Ela trabalha com coragem e vigor para assim ter recursos e poder ajudar aqueles que precisam (Provérbios 31:17-20).

8. Pecadora que lavou os pés de Cristo - Recepção destacada

Certa vez Jesus estava em casa de Simão, um fariseu que convidou-O para jantar. Mas o anfitrião falhou gravemente, não prestando as honras dedicadas a um hóspede comum, quanto mais ao convidado mais digno de honra, o Salvador Jesus Cristo. Ao contrário do líder religioso, a mulher reconhecida da sua condição (arrependida de seus pecados), lavou com lágrimas, beijou e ungiu os pés de Jesus (Lucas 7:44-50).

9. As mulheres que serviam a Jesus - contribuindo para o bem estar de Cristo

Um grupo de mulheres discípulas de Jesus, não O deixaram no Seu momento mais difícil. Enquanto Jesus estava na cruz, muitos discípulos se dispersaram, mas aquelas mulheres não o abandonaram, permaneceram ao Seu lado, expressando amor, observando-O no Seu momento de dor (Mateus 27:55-56). Apenas estando presentes ali, provavelmente trouxeram algum conforto ao redentor.

10. Mulheres que serviram a Igreja e aos apóstolos - fundamentos de Amor

Febe, Priscila, Maria (Romanos 16:1-6 e Atos 18:26), Trifena, Trifosa e Pérside (Romanos 16:12) eram mulheres que serviam como obreiras na primeira igreja e servindo aos apóstolos e outros cristãos. Tudo que faziam na obra visava promover o Reino de Deus e o encorajamento de Seus servos no serviço. O auxílio dessas e outras servas foi fundamental para o crescimento da Igreja e propagação do Evangelho de Cristo em muitos lugares.

Lição: Quem ama serve! Aproveite as oportunidades para servir aos outros, principalmente, àqueles que têm servido ao Senhor. Preocupe-se em tornar agradável e confortável suas vidas através de coisas práticas. Convide um obreiro cristão para uma refeição, faça uma visita a quem sofre, dê um presente e seja presente, faça doações, apoie missionários (ore constantemente, envie uma carta, oferte), enfim, sirva a Cristo servindo quem serve a Deus.

Maus exemplos de Mulheres na Bíblia

Mulheres da Bíblia - Provérbios 19:13 - mulher briguenta

A Bíblia também apresenta-nos maus exemplos em todos os níveis, com os quais devemos aprender não cometendo as mesmas falhas. Várias mulheres revelaram vícios e más atitudes que devem ser rejeitadas. A partir dos erros de algumas mulheres podemos aprender boas lições sobre o que NÃO fazer. Veja a seguir:

III. Aprenda a ouvir e a obedecer à voz de Deus

mulheres da bíblia- ouvir e cumprir a Bíblia

11. Eva - deu ouvidos à serpente e não ao Senhor

A mulher, como também o homem foram criados de um modo especial. Ambos foram moldados pelas mãos de Deus, feitos conforme a sua semelhança (Gênesis 1:27) e receberam o fôlego de vida do Criador. A mulher, ainda com maior refinamento, foi feita da obra-prima de Deus: foi criada a partir da costela de Adão (Gênesis 2:22) para ser sua auxiliadora e estarem em concordância um com o outro.

Contudo, ao dar ouvidos ao Inimigo, a mulher foi enganada (1 Timóteo 2:14) pela sua própria cobiça. Eva (mulher curiosa), teve interesse de experimentar o belo fruto proibido e obter mais conhecimento (Gênesis 3:6), contrariando a Palavra de Deus.

Lição: O que você deseja nem sempre é o melhor... Com a história de Eva aprendemos que fomos criados de um modo especial para um propósito precioso estabelecido por Deus. Mas se desprezarmos o Seu amor, não dando ouvidos à Sua Palavra, perdemos a plenitude da vida que Ele preparou para nós. Não troque a Graça pela curiosidade egoísta, desejando ser independência de Deus.

12. A mulher de Ló - com o coração e a atenção longe de Deus

Ló e sua família escolheram as campinas do Jordão quando se separaram do tio Abraão. Só não sabiam que viveriam no meio de um povo totalmente transgressor, libertino e afastado de Deus. Sodoma e Gomorra, essas cidades seriam destruídas por causa da sua muita maldade e corrupção (Gênesis 13:13). Ló, a esposa e as filhas foram avisados para que saíssem rapidamente dali, pois o Senhor faria chover fogo e enxofre castigando aquele povo.

A esposa de Ló, infelizmente, não obedeceu o que ouviu (Gênesis 19:26). Olhou para trás, com pesar ou talvez com saudade do que deixou e morreu ali, transformada numa estátua de sal.

Lição - Prosperaremos na vida se ouvirmos e obedecermos a Deus! Tudo que deixamos para trás por amor a Deus, torna-se tão pequeno e insignificante diante do que Ele tem à nossa frente. Ouvir e obedecer a Palavra de Deus é fundamental para vivermos plenamente tudo conforme a Sua vontade. A nossa vida e família experimentarão as consequências da nossa decisão de obedecer ou não ao Senhor.

IV. Aprenda a não se precipitar com ansiedade

mulheres da bíblia- aprenda a não se precipitar nem ser ansioso

13. Sara - deu seu marido à outra mulher porque não soube esperar

Deus havia prometido que Abrão seria pai de nações e Sara sabia dessa promessa. Todavia, como o tempo passava e ela não via possibilidades de ser mãe com uma idade tão avançada. Então Sara entregou o próprio marido para ter um filho com sua serva Hagar. A matriarca pensou que o problema estava com ela (Gênesis 16:1-3), então precipitou-se e agiu sem consultar a Deus. Apesar de confiar na promessa, Sara pensou que podia dar Um "ajudinha" para que Deus a cumprisse. Mas era não era a maneira que o Senhor queria agir. Ele abriu a madre de uma mulher idosa provando que nada é impossível para Deus (Gênesis 18:14).

Lição: Confiar na Palavra de Deus pode parecer loucura, quando tudo parece dizer o contrário. Mas, o exemplo de Sara mostra-nos que vale a pena crer no Senhor acima de todas as circunstâncias. Ele é Senhor Soberano sobre tudo e tem todo poder. Consulte a Deus, conheça a Sua Palavra e permaneça firme!

14. Marta - correu, fez e aconteceu, mas perdeu a melhor parte

Marta, Maria e Lázaro eram 3 irmãos da região da Betânia que eram amigos de Jesus. Marta era uma dona de casa singular. Provavelmente tinha tudo no lugar, gostava de servir e receber bem as pessoas. Até aí tudo bem, mas Marta passava dos limites. Ela se preocupava demais com essas coisas, colocando-as em primeiro lugar na sua vida. Maria sua irmã, tinha o Messias em sua casa e colocou-se aos Seus pés para ouvi-Lo. Naquele momento, todo resto era insignificante, Jesus era o mais importante!

Marta, muito insatisfeita com a indiferença da irmã, indignou-se e tentou persuadir Jesus para repreendê-la, para que fosse ajudar com o serviço (Lucas 10:40-42). Mas, ao contrário do que imaginava, ela mesmo que foi advertida: "- Marta! Marta! Você está preocupada e ansiosa com muitas coisas banais..." Marta precipitou-se em querer fazer muitas coisas, quando na verdade, precisava fazer uma só: estar na presença de Jesus e desfrutar bem esse tempo.

Lição: Apesar dos muitos afazeres que temos no dia a dia, não podemos esquecer que o mais importante é nos aquietarmos aos pés de Jesus, tendo comunhão com Ele. Há tempo para todas as coisas (Eclesiastes 3:1). Não precisamos estar ansiosos com todas as outras coisas se escolhermos a "melhor parte" todos os dias: Jesus!

V. Aprenda a fugir da falsidade e manipulação

mulheres da bíblia - aprenda o bem, a verdade e a retidão

15. Dalila - chantagista emocional

Sansão foi um conhecido líder em Israel no tempo dos Juízes. Atuou contra os filisteus, sendo reconhecido por ser o homem mais forte de seu tempo. A sua força vinha de Deus. Contudo, esse homem apaixonado foi facilmente dobrado pelas ardilosas palavras de uma mulher falsa e manipuladora. Dalila conquistou-lhe o coração, por um preço estabelecido pelos filisteus, para descobrir o segredo da sua força (Juízes 16:15-16). Dalila traiu o apaixonado Sansão, culminando na sua prisão, com os olhos furados e finalmente na morte dele e de milhares (Juízes 16:30).

16. Herodias e Salomé - as manipuladoras, mãe e filha

Herodias era esposa de Filipe irmão de Herodes, mas deixou-o por causa de Herodes. João Batista denunciou essa a má conduta e, por isso, Herodias o odiava, aguardando uma oportunidade para matá-lo. Herodes prendeu João e o protegia pois sabia que este era um justo homem de Deus. Mas Herodias esperou pela ocasião certa para pôr em prática o seu plano maligno de matar João Batista.

No banquete de aniversário de Herodes, Salomé dançou agradando ao rei e seus convidados. Por isso, Herodes ofereceu um pedido à jovem: "peça-me qualquer coisa e te darei...". Salomé instruída por sua mãe pediu a cabeça de João Batista. O rei não tinha como escapar pois prometeu publicamente dar o que ela pedisse. Assim, a maligna Herodias finalmente conseguiu o que queria.

Lição: A maldade contamina todos ao redor... A fria manipulação dessas mulheres mostram que podemos influenciar as pessoas a nossa volta, inclusive aqueles que nos amam. Mas, no fim colhemos o que semeamos (Gálatas 6:7).
Dalila iludiu Sansão para receber uma grande recompensa em prata. Herodias usou Herodes e a própria filha para silenciar a voz do profeta, assassinando João Batista. Salomé usou o corpo e o que aprendeu da mãe para manipular o rei e seus convidados.
Um abismo chama outro abismo, por isso decida ser verdadeiro e influenciar com o amor de Cristo. A manipulação é tendenciosa e maligna, portanto não agrada a Deus.

VI. Aprenda a não provocar contendas nem maldizer

17. A mulher de Jó - falou como uma doida

A conhecida história de Jó fala-nos da sua paciência e fidelidade a Deus em meio a grande sofrimento e perdas. Mas o que sabemos sobre sua mulher? A Bíblia diz pouco, mas dá um triste detalhe de como ela reagiu à dor que o casal enfrentava. Em vez de encorajar e ajudar ao marido no momento difícil, ela disse algo que pode representar muito de seu caráter (Jó 2:9-10).

Não faltava mais nada, depois de todo sofrimento, da perda dos filhos, de bens e riquezas, ainda ter que lidar com o esposo doente, definhando Para ela não fazia sentido o esposo permanecer íntegro e crente... Em vez de se apegar a Deus com confiança, porque continuava a sustentar suas vidas, ela aconselhou o marido a amaldiçoar a Deus e morrer. Apesar de tudo, não revelou a mesma atitude de fé e humildade do marido: não orou com e por ele, não bendisse ao Senhor, nem buscou Sua ajuda. Culpar a Deus pelas circunstâncias ruins foi a escolha infeliz daquela mulher.

Lição: Não murmure, louve! O sofrimento não deve dar aval para amaldiçoar, praguejar ou estar indignado contra Deus. Em meio à crise, dor e perdas, entregue a Deus sacrifícios de louvor e não murmuração. A arrogância e murmuração não podem mudar as circunstâncias. Busque a Deus e apresente diante dele a sua causa. O Senhor traz consolo e refrigério nos tempos difíceis.

Provérbios 21:19 - Mulher briguenta e amargurada

18. Jezabel - mulher maligna que incitava à maldade

Talvez a número 1 em perversidade, Jezabel foi uma rainha vingativa e manipuladora que induziu o rei Acabe, a cometer diversos males em Israel (1 Reis 21:25). Assassina (1 Reis 21:5-16) e perseguidora, matou profetas do Senhor (1 Reis 18:4) e patrocinava a idolatria no país (1 Reis 18:19). Ameaçou o profeta Elias depois do confronto com os 450 profetas de Baal no Monte Carmelo. Mas, por causa da sua muita malícia e crueldade, teve um fim trágico e uma morte horrível (2 Reis 9:33-35).

Lição: A humildade precede a honra... (Provérbios 18:12)
A prepotência e arrogância de Jezabel ensinam que a maldade tem e terá sempre as suas consequências: será castigada por Deus. A atitude maligna e vingativa não garante as aspirações egoístas do perverso. Nem a sua falsa estabilidade, balizada em falsos deuses (idolatria), poderá satisfazer suas ambições nesta ou noutra vida. Por isso, abandone a maldade, idolatria e injustiça. Busque conhecer a bondade e misericórdia de Deus, por meio da Sua Palavra.

VII. Lista de Mulheres notáveis da Bíblia

  • Hagar - Mulher desprezada - Gênesis 21:14-19
  • Sara - Mãe da promessa - Hebreus 11:11
  • Menina israelita que testemunhou à esposa do general Naamã - 2 Reis 5:2-4
  • Joquebede - Mãe de Moisés (Êxodo 2:3, 6:20)
  • Miriã - Mulher ambiciosa - Números 12:1-2
  • Débora - Mulher patriota - Juízes 4:4
  • Rute - mulher constante - Rute 1:16
  • Ana - A mãe ideal (1 Sm 1:20: 2:19)
  • Abigail - Mulher capaz (1 Sm 25:3)
  • Jezabel - Mulher vingativa 1 Reis 22:27
  • A sunamita - Mulher hospitaleira (2 Rs 4:8-10)
  • Ester - Mulher dedicada (Et 4:16)
  • Isabel - Mulher humilde - Lucas 1:43
  • Maria - Mulher escolhida por Deus - (Lc 1:30-38)
  • A mulher siro-fenícia - Mulher de fé - Mateus 15:28
  • Maria Madalena - Mulher transformada - Marcos 16:1
  • Viúva de Naim - a mãe consolada pela Vida Lucas 7:11-17
  • Marta - Dona de casa preocupada- (Lc 10:40)
  • Maria de Betânia - Mulher bem-aventurada, foi imortalizada por Cristo (Mt 26:13, Lc 10:42)
  • Samaritana - Mulher evangelista - João 4:28-29
  • Dorcas - Mulher bondosa, costureira que usava seu talento/profissão servindo e presenteando necessitados com roupas Atos 9:36
  • Lídia - Mulher comerciante Atos 16:14-15
  • Sunamita - Mulher perseverante (2 Reis 4:30)
  • Viúva - Mulher persistente - Lucas 18:5
  • Mulheres que contribuíram para o bem estar de Jesus - (Mateus 27:55-56)
  • Maria de Betânia - Mulher que ungiu Jesus, quebrando vaso de alabastro (Mc 14:3)
  • Pecadora arrependida - Mulher que lavou os pés de Jesus Lucas 7:37-38
  • A viúva pobre - Mulher generosa reconhecida por Jesus (Marcos 12:42-43)
  • Mulheres que serviam a igreja e aos apóstolos (Rom 16:1-2)

Mulheres e Curiosidades Bíblicas

As mulheres foram
Primeiras

a testemunhar sobre Jesus aos judeus: Lucas 2:37-38

a evangelizar aos samaritanos: João 4:28-29
no sepulcro depois da morte de Jesus: João 20:1
a testemunhar a Ressurreição do Senhor: Mateus 28:8
a receberem missionários cristãos na Europa (Paulo e Silas): Atos 16:13
Últimas a acompanhar Jesus no seu sofrimento na cruz Marcos 15:47

Leia mais: Mães na Bíblia - o que podemos aprender?