5 lições de mulheres virtuosas na Bíblia

Provérbios 31 nos ensina as caraterísticas de uma mulher virtuosa, que serve a Deus. Ao longo da Bíblia, várias mulheres se tornaram exemplos de mulheres virtuosas, mostrando que é possível viver de maneira exemplar. Essas mulheres têm grandes lições de vida para ensinar, tanto para mulheres quanto para homens.

1. Rute

Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos. Provérbios 31:17

Rute era uma mulher moabita que tinha ficado viúva de um israelita. Em vez de voltar para seu povo, ela decidiu ficar com sua sogra Noemi, que também era viúva, e cuidar dela. Com seu trabalho árduo para ganhar sustento, Rute captou a atenção de Boaz, um fazendeiro rico e de bom coração. Ele reconheceu que Rute era uma mulher virtuosa e casou com ela (Rute 3:10-11). Assim, o trabalho de Rute foi recompensado.

Lição: O trabalho árduo traz benefícios. Rute poderia ter ficado em casa à espera que outros cuidassem dela, mas ela escolheu trabalhar. Sua dedicação e seu trabalho não passaram despercebidos.

Veja aqui a história de Rute.

2. Lídia

Administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite. Provérbios 31:18

Lídia era uma vendedora de pano de púrpura, no Novo Testamento. Ela se converteu em uma das viagens missionárias de Paulo, quando ele chegou a Filipos. Lídia foi uma das primeiras convertidas em Filipos e abriu sua casa para Paulo e seus companheiros (Atos dos Apóstolos 16:14-15). Eles ficaram na casa dela durante sua estadia em Filipos e, quando foram embora, deixaram uma igreja estabelecida.

Lição: Pessoas de negócios também podem servir a Deus. Tecido de púrpura era um artigo de luxo e Lídia provavelmente era rica. Mas ela não era avarenta. Lídia trabalhava e administrava seu comércio, mas também apoiava a igreja e sustentava missionários. Seu apoio material foi muito importante para o estabelecimento da igreja em Filipos.

3. Tabita

Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres. Provérbios 31:20

Também conhecida como Dorcas, Tabita era uma cristã do Novo Testamento que se dedicava a fazer o bem e ajudar os mais pobres. Ela dava esmolas e fazia roupas para viúvas necessitadas. Mas um dia ela ficou doente e morreu. Então, Deus usou o apóstolo Pedro para ressuscitar Tabita (Atos dos Apóstolos 9:39-41).

Lição: Deus abençoa quem é generoso. Ninguém obrigava Tabita a ajudar os pobres mas ela fazia isso da bondade de seu coração. Sua generosidade conquistou o coração de muitas pessoas, que ficaram devastadas quando ela morreu. Deus mostrou quanto o trabalho de Tabita era importante ao ressuscitá-la. Quando nós cuidamos dos outros, Deus cuida de nós.

Veja também: o que Deus diz sobre as mulheres?

4. Priscila

Fala com sabedoria e ensina com amor. Provérbios 31:26

Priscila era outra mulher trabalhadora e sábia. Ela e seu marido Áquila eram fabricantes de tendas e abriram sua casa para o apóstolo Paulo, em Corinto. Quando Paulo foi embora, Priscila e Áquila continuaram a igreja. Juntos, eles ensinavam outros cristãos sobre o caminho de Deus e ajudaram um homem chamado Apolo a se tornar um grande pregador do evangelho (Atos dos Apóstolos 18:24-26).

Lição: A verdade precisa ser ensinada. Priscila não esperou que um pastor ou apóstolo fizesse o trabalho todo de ensinar outros cristãos. Ela conhecia a verdade e podia ensinar outros sobre Jesus. Em equipe com seu marido, ela ajudou a fortalecer a igreja com a verdade do evangelho.

5. Maria

A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada. Provérbios 31:30Maria era uma jovem temente a Deus. Por amor a Deus, ela aceitou o desafio de ser a mãe de Jesus, o futuro salvador do mundo, embora ainda não fosse casada. Enquanto mãe, Maria passou por momentos muito difíceis em sua vida, mas ela também viu grandes milagres. Ela ficou conhecida como uma mulher muito abençoada (Lucas 1:46-49).

Lição: Quem ama a Deus e crê nele recebe Jesus dentro de si. Maria recebeu Jesus como bebê dentro de seu corpo mas mais tarde recebeu-o espiritualmente em sua vida, pela fé. Ela creu na palavra de Deus e escolheu obedecer. Por isso, Maria foi abençoada.