Quem foi Amós?

Amós foi um profeta que denunciou a idolatria e injustiça do povo de Israel. Ele profetizou a destruição do reino de Israel, por causa do pecado. Pouco se sabe sobre sua vida mas ele escreveu um livro sobre suas visões.

Amós era um pastor de ovelhas que também colhia figos silvestres. Ele era da cidade de Tecoa, que ficava a sul de Jerusalém. Amós não recebeu educação para ser profeta nem se considerava um, mas Deus o chamou para profetizar e lhe deu visões (Amós 7:14-15).

Israel no tempo de Amós

No tempo de Amós, os israelitas desfrutavam de várias bênçãos mas também enfrentavam grandes desafios. Algumas gerações antes de Amós, o reino de Israel tinha se dividido em dois: Israel, a norte, e Judá, a sul, ainda governado pelos descendentes de Davi. Amós era de Judá mas Deus o chamou para profetizar em Israel. A destruição de Israel era iminente.

Quando Amós começou seu ministério, o rei de Judá era Uzias (ou Azarias) e o rei de Israel era Jeroboão II. O povo de Israel estava sofrendo, por isso, Deus usou Jeroboão para libertar os israelitas dos povos opressores (2 Reis 14:26-27). Jeroboão teve sucesso militar e Israel teve um tempo de paz. O reinado de Uzias também foi bastante pacífico.

Mas Jeroboão não era temente a Deus. Ele e os israelitas eram idólatras; misturavam a adoração a Deus com a adoração a outros deuses falsos e práticas pagãs repugnantes. Também havia muita injustiça social. Os ricos oprimiam os pobres, valorizando mais seus prazeres que as vidas que destruíam, e não havia justiça nos tribunais (Amós 2:6-8).

Veja aqui: o que Deus diz sobre idolatria?

O ministério de Amós

O trabalho que Deus deu a Amós foi denunciar tudo de errado que estava acontecendo em Israel. Se os povos vizinhos, que eram pagãos, iriam ser castigados por seus pecados, quanto mais os israelitas, que se gloriavam de ser o povo de Deus!

Amós avisou o povo de Israel sobre o perigo do pecado. Deus tinha sido paciente mas o povo agora se sentia seguro, sem medo das consequências de seus pecados. Por isso, Deus iria trazer castigo (Amós 6:3).

Veja também: o que a Bíblia diz sobre profecia?

Os israelitas não quiseram ouvir a mensagem de Amós. Amazias, o sacerdote do santuário idólatra em Betel, acusou Amós de conspirar contra o rei e o mandou ir embora (Amós 7:10-12). A Bíblia não conta o que aconteceu com Amós mais tarde mas suas profecias se cumpriram. Algumas décadas depois, Israel foi conquistado pelos assírios e o povo foi exilado. O povo não se arrependeu com as palavras de Amós, por isso recebeu castigo.