45 nomes bíblicos com significado e história

Muitos nomes populares usados hoje em dia vieram da Bíblia. As histórias de personagens bíblicos têm servido de exemplo e inspiração ao longo dos séculos, além de terem nomes com significados interessantes. Descubra aqui o significado de alguns nomes bíblicos muito conhecidos e a história das pessoas a que estão associados.

Nomes masculinos

André

Significado: masculino

André era irmão de Pedro e um dos 12 apóstolos, os primeiros líderes da igreja. Ele era pescador de profissão e, antes de ser seguidor de Jesus, ele foi discípulo de João Batista. Quando conheceu Jesus, André chamou seu irmão Pedro para o conhecer, porque reconheceu que ele era o salvador prometido por Deus (o Messias).

Benjamim

Significado: filho da mão direita

Benjamim foi o filho mais novo de Jacó e o patriarca de uma das 12 tribos de Israel. Sua mãe, Raquel, morreu depois de o dar à luz mas seu pai gostava muito dele, porque tinha nascido em sua velhice. Alguns membros famosos da tribo de Benjamim foram: o rei Saul, o profeta Jeremias, a rainha Ester e o apóstolo Paulo.

Calebe

Significado: cachorro

Calebe foi um líder que motivou os israelitas a conquistarem a terra prometida. Ele foi um dos 12 homens que espiaram Canaã e somente ele e Josué confiaram que Deus lhes podia dar a vitória. Por isso, da sua geração, somente Calebe e Josué entraram na terra prometida, depois de 40 anos vagueando no deserto. Quando conquistaram a terra, Calebe tinha mais de 80 anos mas não tinha perdido seu vigor! Ele conquistou um pedaço de terra, que ficou para seus descendentes, e ficou conhecido como um homem muito valente.

Veja aqui a história de Calebe.

Daniel

Significado: Deus é meu juiz

Quando ainda era jovem, Daniel foi levado para a Babilônia para ser escravo, mas ele se destacou tanto que se tornou um dos conselheiros principais do imperador! Daniel se manteve sempre fiel a Deus, mesmo em uma terra pagã, e Deus o abençoou com inteligência, sabedoria e o poder de interpretar sonhos. Daniel também foi profeta e previu vários acontecimentos futuros, incluíndo a vinda do Salvador, Jesus.

Davi

Significado: amado

Davi era o mais novo de oito irmãos e um humilde pastor de ovelhas, mas Deus o escolheu para ser o rei de Israel. Ele se destacou como guerreiro quando matou o gigante Golias com uma pedra e, depois que o rei Saul morreu, se tornou rei dos israelitas. Deus prometeu a Davi que sua descendência estaria sempre no trono e essa promessa se concretizou com um de seus descendentes: Jesus. Davi também era músico e poeta e escreveu mais de 70 Salmos da Bíblia.

Eli

Significado: elevado ou exaltado

Eli foi o sacerdote que ensinou o profeta Samuel a servir a Deus. Ele liderou os israelitas na adoração a Deus durante toda sua vida e educou o menino Samuel quando ele foi dedicado ao serviço no templo. Mas os dois filhos de Eli eram muito ruins e trouxeram castigo sobre sua família. Apesar de os repreender, Eli não impediu seus filhos de fazerem coisas erradas no templo e sua família foi destruída. Mas seu aluno Samuel se tornou um grande líder em Israel.

Eliabe

Significado: Deus é pai

Vários homens no Antigo Testamento foram chamados de Eliabe, incluíndo um líder da tribo de Zebulom e um guerreiro a serviço do rei Davi. Mas o Eliabe mais conhecido da Bíblia foi o irmão mais velho de Davi, que serviu no exército do rei Saul. Ele era um guerreiro forte e o profeta Samuel achou que ele deveria ser o próximo rei de Israel, mas Deus escolheu seu irmão mais novo, Davi, porque o coração é mais importante que a aparência para Deus.

Emanuel

Significado: Deus conosco

Emanuel foi um dos títulos dados a Jesus, indicando que ele seria a ligação entre nós e Deus. Séculos antes da vinda de Jesus, Isaías profetizou que uma virgem ficaria grávida e que o menino ficaria conhecido como Emanuel, que significa “Deus conosco”. Quando Jesus mora em nossos corações, Deus está conosco!

Esdras

Significado: Deus ajuda

Esdras foi um escriba e sacerdote que ensinou os israelitas a seguir a Deus de acordo com Seus mandamentos, depois do exílio na Babilônia. A Lei de deus tinha sido esquecida durante muito tempo mas Esdras se dedicou a estudar e ensiná-la ao povo. Debaixo da liderança de Esdras, os israelitas se arrependeram de seus pecados e se voltaram para Deus, abandonando a idolatria e outras práticas erradas.

Leia aqui mais sobre a história de Esdras.

Filipe

Significado: amigo de cavalos

Filipe era um nome popular na época de Jesus. Filipe foi um discípulo de Jesus e ele introduziu seu amigo Natanael a Jesus, que também decidiu seguir Jesus. Mais tarde, Filipe se tornou apóstolo, acompanhando Jesus de perto no seu ministério. Outro Filipe famoso foi um dos primeiros sete diáconos da Igreja, que ficou conhecido como Filipe Evangelista. Por sua pregação, muitas pessoas se converteram e ele tinha quatro filhas que profetizavam.

Gabriel

Significado: Deus é grande

Na Bíblia, Gabriel foi o anjo que anunciou o nascimento de Jesus a Maria e o nascimento de João Batista a seu pai Zacarias. Alguns séculos antes disso, Gabriel apareceu ao profeta Daniel para lhe explicar a visão que ele teve. Através de Gabriel, Deus explicou alguns acontecimentos futuros a Daniel e o encorajou a continuar servindo fielmente a Deus.

Isaque

Significado: riso

Isaque nasceu quando seu pai, Abraão, tinha 100 anos e sua mãe, Sara, tinha 90! Antes de Isaque nascer, Deus prometeu um filho a Abraão, apesar de ser idoso e Sara ser estéril. Quando Sara ouviu essa profecia, ela riu, porque achou que era impossível. Por isso, Deus disse que o nome do menino seria Isaque, que significa “riso”. Isaque foi o pai de Jacó, que teve 12 filhos que foram os patriarcas das 12 tribos de Israel.

Veja aqui a história de Isaque.

João

Significado: Deus é cheio de graça

No tempo de Jesus, João era um nome muito comum. Um dos parentes de Jesus era João Batista, que preparou o caminho antes de Jesus começar seu ministério. Ele também batizou Jesus e alguns de seus discípulos mais tarde se tornaram discípulos de Jesus. Outro João foi um dos 12 apóstolos, que era pescador e acompanhou de perto a morte e ressurreição de Jesus. Ele escreveu o Evangelho de João, as três cartas de João e o livro de Apocalipse.

Jônatas

Significado: Deus deu

Jônatas era filho do rei Saul e seu herdeiro, mas ele não queria o trono. Ele reconheceu que Davi seria o próximo rei e o apoiou em tudo que pôde. Jônatas foi um bom amigo e mentor para Davi e o protegeu dos acessos de raiva de seu pai Saul. Jônatas morreu em batalha mas Davi nunca se esqueceu de seu grande amigo e tomou conta de seu filho, Mefibosete.

José

Significado: Deus acrescentará

José era o filho favorito de Jacó e isso provocou a inveja de seus irmãos mais velhos, que o venderam como escravo no Egito. Mas Deus abençoou José e ele se tornou um dos homens mais importantes do Egito, salvando toda a região e a sua família da fome quando houve uma época de escassez. Outro José importante na Bíblia foi o marido de Maria, escolhido por Deus para ter o papel de pai para Jesus, sendo responsável por sua educação na fé judaica.

Levi

Significado: unido

Levi foi um dos 12 filhos de Jacó, que foi o patriarca de uma das tribos de Israel. Moisés e seu irmão Arão eram da tribo de Levi e essa tribo ficou dedicada ao serviço no templo de Deus. Todos os sacerdotes eram membros da tribo de Levi e tinham o papel importante de ensinar a Lei de Deus a todos os outros israelitas.

Lucas

Significado: luz

Um dos quatro evangelhos na Bíblia foi escrito por um homem chamado Lucas, que recolheu testemunhos em primeira mão de acontecimentos da vida de Jesus. Lucas era médico e acompanhou o apóstolo Paulo em algumas de suas viagens missionárias. Além do Evangelho de Lucas, ele escreveu também o livro de Atos dos Apóstolos.

Descubra aqui mais sobre a vida de Lucas.

Mateus

Significado: dádiva de Deus

Antes de ser discípulo de Jesus, Mateus era cobrador de impostos, uma das profissões mais odiadas do seu tempo porque tinha muita corrupção. Mas Jesus escolheu Mateus, comeu na casa dele e mudou sua vida. Mais tarde, Mateus se tornou um dos 12 apóstolos e escreveu um dos quatro Evangelhos na Bíblia.

Matias

Significado: dádiva de Deus

A Bíblia não nos conta muito sobre a vida de Matias, mas ele acompanhou o ministério de Jesus desde o início e foi um de seus discípulos. Quando Judas, o traidor, se suicidou, Matias foi escolhido para tomar seu lugar como apóstolo.

Miguel

Significado: quem é como Deus?

Na Bíblia, Miguel é um arcanjo que defende o povo de Israel. O livro de Apocalipse conta sobre uma grande guerra entre as forças do diabo e o exército de anjos de Deus, que é liderado pelo arcanjo Miguel. No fim da batalha, o diabo é derrotado por Miguel e seus anjos e lançado à terra.

Natanael

Significado: Deus deu

Natanael foi um discípulo de Jesus, que poderá ter sido um dos 12 apóstolos. De início, quando ouviu sobre Jesus, Natanael não acreditou que ele era o Salvador prometido por Deus mas quando conversou com Jesus, ele reconheceu que ele era o Filho de Deus. Jesus chamou Natanael de um “verdadeiro israelita, em quem não há falsidade” (João 1:47).

Noé

Significado: descanso ou conforto

A história de Noé é muito conhecida. Ele ouviu o chamado de Deus e construiu uma grande arca, apesar de nunca ter visto chuva na vida. Quando veio o dilúvio, Noé e sua família foram salvos, junto com casais de toda espécie de animais, graças à fé ativa de Noé.

Paulo

Significado: pequeno

Antes de se converter, Paulo era um judeu que perseguia cristãos. Mas um dia ele teve uma visão de Jesus e mudou completamente! Paulo se tornou um grande pregador do evangelho e fez várias viagens missionárias, trazendo muitas pessoas para Jesus e fundando muitas igrejas. Ele escreveu 13 dos livros do Novo Testamento e teve um papel importante na abertura do Cristianismo a povos gentios (não-judeus).

Veja aqui a história do apóstolo Paulo.

Pedro

Significado: rocha

Pedro foi um dos 12 apóstolos e muitas vezes agia como porta-voz do grupo. Seu primeiro nome era Simão mas Jesus chamou-o de Pedro quando ele reconheceu que Jesus é o Filho de Deus. No dia de Pentecoste, Pedro pregou e milhares de pessoas se converteram. Ele também fez vários milagres e escreveu dois livros do Novo Testamento.

Samuel

Significado: Deus ouve

O nascimento de Samuel foi um milagre. Sua mãe, Ana era estéril e clamou a Deus por um filho, prometendo dedicá-lo a Deus desde o nascimento. Por isso, desde pequeno, Samuel cresceu no templo e servia a Deus lá. Ele se tornou um profeta e liderou o povo de Israel como juiz, levando os israelitas à vitória contra seus inimigos. Samuel também ungiu os dois primeiros reis de Israel: Saul e Davi.

Silas

Significado: floresta

Apesar de não ter muitos detalhes de sua vida na Bíblia, Silas teve um papel importante no início da igreja. Ele era um dos líderes da igreja de Jerusalém, a igreja-mãe do Cristianismo, e também acompanhou o apóstolo Paulo em algumas de suas viagens missionárias. Silas ajudou a escrever os livros de 1 e 2 Tessalonicenses e a primeira carta de Pedro na Bíblia.

Simão

Significado: ele ouve

Simão era um nome popular na época de Jesus e até havia dois apóstolos chamados Simão: Simão Pedro e Simão o zelote. Outro Simão mencionado na Bíblia foi o homem que ajudou Jesus a carregar a cruz. Ainda outro Simão foi um mago que ficou maravilhado com os milagres que os apóstolos faziam e tentou comprar esse dom, sendo depois amaldiçoado por Simão Pedro.

Tiago

Significado: ele segura o calcanhar

Tiago é a forma grega do nome hebraico Jacó e havia vários homens no tempo de Jesus com esse nome. Dois dos apóstolos eram chamados Tiago: o irmão de João, que era pescador, e o filho de Alfeu. Ainda outro Tiago notável foi o irmão de Jesus, que de início não acreditou nele mas depois da ressurreição se tornou um dos líderes da igreja de Jerusalém. Foi Tiago, o irmão de Jesus, que escreveu a carta de Tiago, no Novo Testamento.

Timóteo

Significado: honra a Deus

O pai de Timóteo não era crente mas sua mãe e su avó ensinaram-lhe no caminho de Deus. A fé delas teve uma grande influência em sua vida e Timóteo se tornou um líder na igreja. Seu mentor foi o apóstolo Paulo, que o considerava como um filho. Depois de viajar algum tempo com Paulo, Timóteo ficou como líder da igreja da cidade de Éfeso e Paulo escreveu-lhe duas cartas que estão na Bíblia para orientá-lo na tarefa de liderar.

Descubra aqui mais sobre a vida de Timóteo.

Tito

Significado: título ou honrado

Tito foi mais um jovem que aprendeu com o apóstolo Paulo. Ele foi um de seus companheiros de viagem e foi enviado para liderar a igreja na ilha de Creta. Paulo escreveu uma carta para Tito, que se tornou parte do Novo Testamento, com algumas orientações importantes sobre liderança.

Nomes femininos

Abigail

Significado: alegria do pai

Abigail era uma mulher bonita e inteligente mas seu marido, Nabal, era ruim. Quando o rei Davi passou por sua propriedade e pediu ajuda, Nabal recusou mas Abigail ignorou seu marido e deu a ajuda que Davi precisava. Pouco tempo depois, Nabal morreu de repente e Abigail se tornou esposa de Davi, que admirou sua sabedoria.

Ana

Significado: graça

A Ana mais conhecida da Bíblia foi a mãe do profeta Samuel. Ela era estéril mas um dia orou no templo pedindo um filho e prometeu dedicá-lo a Deus. Sua oração foi atendida e seu filho Samuel cresceu no templo. Deus ainda abençoou Ana com mais cinco filhos! Outra Ana na Bíblia foi uma profetisa idosa que reconheceu que o bebê Jesus era o salvador prometido por Deus quando ele foi dedicado no templo.

Veja aqui a história de Ana.

Débora

Significado: abelha

Na época dos juízes, uma mulher chamada Débora liderou o povo de Israel durante algum tempo. Ela era profetisa e julgava questões trazidas pelo povo. Débora também juntou o exército e motivou o comandante Baraque a lutar contra os inimigos que oprimiam os israelitas. Debaixo da liderança ed Débora, os israelitas tiveram uma grande vitória e paz por 40 anos.

Ester

Significado: estrela

A Bíblia os conta que Ester era uma israelita bonita, sábia, temente a Deus e causava boa impressão em todos que a conheciam. Seu charme conquistou o rei da Pérsia e ela se tornou rainha. Quando um oficial ruim chamado Hamã tentou exterminar todos os israelitas no império romano, Ester usou a sabedoria e diplomacia para convencer o rei a proteger seu povo. Assim, ela salvou os israelitas de um grande massacre.

Descubra aqui mais sobre a vida de Ester.

Isabel

Significado: Deus é minha promessa

Isabel era a mãe de João Batista e parente de Maria, mãe de Jesus. Ela era estéril mas Deus lhe deu um filho quando era idosa, anunciando que ele seria o profeta que prepararia o caminho para a vinda do salvador. Quando Maria, grávida, veio visitar, o bebê dentro de Isabel se agitou e Isabel reconheceu que o filho de Maria seria o salvador prometido por Deus.

Lia

Significado: (possivelmente) cansada, ou olhos meigos ou vaca selvagem

Lia foi a primeira esposa de Jacó, que lhe deu seis filhos e uma filha. Mas Jacó não amava Lia. Ele queria casar com sua irmã, Raquel, mas foi enganado. Por fim, ele casou com as duas mas dava todo seu amor a Raquel. Deus consolou Lia, dando-lhe muitos filhos, que se tornaram os patriarcas de seis tribos de Israel.

Maria

Significado: (possivelmente) amada ou senhora

Maria é a forma grega do nome hebraico Miriã e era muito popular na época de Jesus. A maria mais famosa da Bíblia foi a mãe de Jesus, que ficou grávida quando ainda era virgem. No dia de Pentecoste, depois da ressurreição de Jesus, ela estava junto com os outros discípulos quando receberam o Espírito Santo. Algumas outras mulheres chamadas Maria acompanharam Jesus durante seu ministério, como Maria Madalena e Maria, irmã de Marta e Lázaro.

Marta

Significado: patroa

Marta era irmã de Maria e Lázaro e era boa amiga de Jesus. Certa vez, quando Jesus veio visitar sua casa, Marta ficou chateada com sua irmã porque ela não estava ajudando a tomar conta dos hóspedes. Jesus corrigiu Marta, explicando que Maria tinha mais razão, porque estava sentada escutando seu ensino. Em outra ocasião, quando seu irmão morreu, Marta declarou sua fé que Jesus era o salvador e ele ressuscitou Lázaro.

Veja aqui a história de Marta e Maria.

Miriã

Significado: (possivelmente) amada ou senhora

A irmã mais velha de Moisés se chamava Miriã. Em bebê, Moisés foi colocado num cesto no rio Nilo e Miriã seguiu o cesto. Quando a filha do faraó encontrou o menino na água, Miriã sugeriu sua mãe para ser sua babá. Moisés foi adotado como príncipe mas, graças a Miriã, manteve contato com sua mãe biológica. Miriã também era profetisa e tinha uma posição de autoridade entre os israelitas quando saíram do Egito.

Rute

Significado: companheira

Rute não era israelita mas ela escolheu seguir a Deus e decidiu cuidar de sua sogra israelita quando as duas ficaram viúvas. Trabalhadora e fiel, Rute ganhou o respeito de todos que a conheciam e chamou a atenção de um homem bondoso chamado Boaz. Deus abençoou a fidelidade de Rute e ela casou com Boaz, tendo um filho chamado Obede, que foi o avô do rei Davi, antepassado de Jesus.

Veja aqui mais sobre a vida de Rute.

Priscila

Significado: antiga

Priscila e seu marido Áquila eram amigos e companheiros do apóstolo Paulo. Juntos, o casal cuidava de uma igreja e apoiava Paulo sempre que podiam. Além disso, eram bons professores. Certa vez, Priscila e Áquila encontraram um homem chamado Apolo que era um bom pregador mas não tinha muito conhecimento do evangelho. Juntos, o casal lhe ensinou mais da verdade e o ajudaram a ser um pregador melhor.

Raquel

Significado: ovelha

Raquel era muito bonita e Jacó se apaixonou por ela. Ele trabalhou sete anos para poder casar com ela, mas depois seu sogro o enganou e lhe deu Lia, a irmã mais velha de Raquel. Jacó acabou casando com as duas, em troco de mais sete anos de trabalho, mas Raquel foi sempre sua favorita. Raquel era estéril mas Deus permitiu que ela tivesse dois filhos: José, que mais tarde salvou sua família da fome, e Benjamim, o mais novo da família, Raquel morreu dando à luz Benjamim.

Rebeca

Significado: laço

Rebeca foi a esposa de Isaque, filho de Abraão. Isaque se apaixonou por ela assim que a viu e foi fiel a ela pelo resto da vida. Rebeca era estéril mas Isaque orou por ela e Rebeca ficou grávida de gémeos: Esaú e Jacó. O filho favorito de Isaque era Esaú mas o favorito de Rebeca era Jacó. Rebeca ajudou Jacó a enganar Isaque a dar-lhe a bênção de filho mais velho, apesar de ser o mais novo, e depois ajudou Jacó a fugir da fúria de seu irmão.

Sara

Significado: princesa

Sara era a esposa de Abraão e foi com ele quando passou a morar em tendas, viajando por Canaã. Ela era estéril e idosa mas Deus prometeu que teria um filho. De início, Sara teve dificuldade em acreditar, mas Deus foi fiel e, aos 90 anos de idade, Sara teve um menino chamado Isaque. Assim, Sara se tornou a mãe do povo de Israel.

Descubra aqui mais sobre a vida de Sara.

Tabita

Significado: gazela

Tabita, também conhecida como Dorcas, era uma mulher cristã muito piedosa. Ela dava esmolas, fazia roupas para as pessoas mais necessitadas e se dedicava outras boas obras. Sua bondade era admirada por todos que a conheciam. Um dia, ela ficou doente e morreu. O apóstolo Pedro estava passando por lá e, quando ouviu o que tinha acontecido, foi para o quarto onde ela estava e orou por ela. Tabita abriu os olhos e voltou a viver!