Quem foi Enoque?

Enoque foi o bisavô de Noé, que foi arrebatado por Deus. Ele se destacou por andar com Deus. Enoque ficou conhecido como um exemplo de fé.

A vida de Enoque

A Bíblia fala pouco sobre Enoque. Ele foi descendente de sétima geração de Adão e viveu 365 anos (Gênesis 5:21-24). No tempo de Enoque, as pessoas viviam vários séculos. O filho de Enoque, chamado Matusalém, foi o homem que viveu mais tempo na Bíblia: 969 anos.

Nos dias de Enoque, a humanidade estava muito corrompida pelo pecado. Deus ficou tão decepcionado que, algum tempo depois da vida de Enoque, Ele enviou um dilúvio que destruiu quase toda a humanidade. Apenas Noé, bisneto de Enoque, e sua família sobreviveram.

Veja aqui a história de Noé.

Em meio a tanta corrupção, Enoque se destacou por andar com Deus. Ele agradava a Deus e tinha fé. Por causa disso, Deus arrebatou Enoque. Ninguém encontrou o corpo de Enoque porque Deus o levou para o Céu (Hebreus 11:5).

A única outra informação que a Bíblia dá sobre Enoque é sobre uma profecia que ele fez. Enoque profetizou que um dia Deus virá para julgar todas as pessoas e para convencer todos os ímpios das coisas erradas que fizeram e disseram (Judas 1:14-15). Além de obedecer a Deus, Enoque avisou sobre o perigo de viver no pecado.

O que podemos aprender com Enoque?

  • – Enoque cria em Deus; sua fé agradou a Deus – Hebreus 11:6
  • Obediência – Enoque viveu de maneira certa, obedecendo a Deus; por causa de sua intimidade com Deus, ele foi arrebatado

O que é o livro de Enoque?

O livro de Enoque é um livro apócrifo, que supostamente foi escrito por Enoque. Um livro apócrifo é um livro religioso que não pertence à Bíblia, porque tem origens e/ou ensinamentos duvidosos. O livro de Enoque provavelmente foi escrito por volta do século I a.C., baseado em lendas sobre Enoque.

Descubra aqui mais sobre os livros da Bíblia e quem os escolheu.

A citação de Judas 1:14-15 pode ter sido retirada do livro de Enoque ou de histórias contadas sobre Enoque. Isso não significa que Judas considerava o livro de Enoque inspirado por Deus. Assim como Paulo citou filósofos pagãos (Atos dos Apóstolos 17:27-28), ele usou essa citação como exemplo para explicar melhor o que estava dizendo. Só porque essa citação do livro de Enoque está de acordo com a Bíblia, não significa que todo o livro está correto.