A história de Ninrode

Ninrode era filho de Cuxe, neto de Cam e bisneto de Noé. O nome Ninrode - Nimrod ou Nenrode - significa “rebelde”, se rebelar”.

Segundo a Bíblia, Ninrode foi o primeiro homem poderoso na terra.

Depois do dilúvio, os três filhos de Noé tiveram muitos descendentes que se espalharam pela terra. Cam, o filho mais novo de Noé, teve um filho chamado Cuxe, que gerou Ninrode.

Apesar de Ninrode ser citado na Bíblia como o primeiro homem poderoso na terra, há poucas informações comprovadas sobre a sua vida e a sua história.

A Bíblia nos revela que Ninrode era um valente caçador, daí a expressão "Valente como Nin­rode­" (Gênesis 10:9). Naquela época a caça também estava associada a guerra, o que aponta que Ninrode era um homem que derramava sangue, forte, valente, que conquistava e não apenas caçava animais.

Alguns estudiosos consideram que ele terá sido um bom homem, que serviu ao povo como caçador, livrando-se de animais ferozes que infestavam o seu país. Outros consideram que ele começou como caçador, mas tentou exercer domínio e controle sobre os seus vizinhos, pelo uso da força e sujeição. Isto é, há quem acredite que ele era um perseguidor e invasor violento, se apossando dos bens e propriedades dos outros.

O reino de Ninrode, provavelmente, foi o primeiro reino organizado da terra depois do dilúvio. Por causa disso, ele ficou conhecido como o primeiro homem poderoso da terra. Ninrode foi para a região de Sinear (Babilônia) e fundou várias cidades antigas (Babel, Ereque, Acade, e Calné). Depois, ele seguiu para a região da Assíria, onde fundou Nínive e outras cidades. Mesmo muito tempo depois a Assíria ainda era conhecida como “a terra de Ninrode” (Miquéias 5:6).

Boa parte da fama sobre Ninrode não vem dos escritos bíblicos, mas de escritos da tradição judaica, como Talmud babilônico e estudos arqueológicos.

Alguns estudiosos buscam associar Ninrode a outros deuses babilônicos e assírios da guerra e da caça, mas não há evidências comprovadas que Ninrode tenha sido uma divindade babilônica. Em Gênesis, porém, Ninrode aparece como um herói humano não divino ou semi-divino.

Embora a história de Ninrode tenha se popularizado, não há nenhuma comprovação bíblica que Ninrode teria se casado com a sua própria mãe ou teria construído a Torre de Babel.

Ninrode casou com sua própria mãe?

A Bíblia não menciona sobre Ninrode ter se casado com a própria mãe. Segundo a tradição judaica, Semíramis era mãe de Ninrode e posteriormente se casaram. Mas, a história de Semíramis não aparece na Bíblia.

Ainda segundo relatos de historiadores, Semíramis fundou várias cidades incluindo a própria Babilônia, estando assim associada à construção da Torre de Babel.

A ideia que Semíramis fundou cidades, se casou com Ninrode e teve um filho chamado Tamuz, não é bíblica, tratando-se de pura especulação.

Ninrode construiu a Torre de Babel?

Assim como a relação amorosa com Semíramis, a Bíblia não diz que Ninrode construiu a Torre de Babel.

A construção da Torre de Babel aconteceu em Sinear, a mesma região onde Ninrode fundou várias cidades (Gênesis 11:2-4). Provavelmente, a extensão do seu império, que incluía toda a Mesopotâmia, como a Babilônia ao sul e a Assíria ao norte, poderá ter tido alguma relação com a fundação de Babel e da torre. No entanto, em nenhum momento, a Bíblia faz alguma ligação entre Ninrode e a Torre de Babel.

Esta atribuição dada a Ninrode da construção da Torre de Babel, vem da tradição judaica, sendo sustentada por historiadores conceituados como o judeu Flávio Josefo. Em sua obra Antiguidades Judaicas, Josefo diz que Ninrode construiu a torre como uma forma de se vingar de Deus por causa do Dilúvio. A ideia era que a torre fosse tão alta ao ponto de proteger os seus moradores de futuras inundações, como aquela que devastou a terra.

Todos os versículos bíblicos sobre Ninrode

No texto Sagrado encontramos apenas 3 referências acerca de Ninrode: uma no livro de Gênesis, onde é narrada um pouco da sua história; outra em 1º Crônicas, onde é reescrita a genealogia da sua família, e a última outra em Miqueias.

Cuxe gerou Ninrode, que começou a ser poderoso na terra.
Foi valente caçador diante do Senhor. Daí dizer-se: "Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor."
O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.
Daquela terra ele foi para a Assíria e edificou Nínive, Reobote-Ir e Calá.
E, entre Nínive e Calá, a grande cidade de Resém.

- Gênesis 10:8-12

Cuxe gerou Ninrode, que começou a ser poderoso na terra.

- 1 Crônicas 1:10

Estes dominarão a terra da Assíria com a espada,
e a terra de Ninrode, dentro de suas próprias portas.
Assim, nos livrará da Assíria, quando esta vier à nossa terra
e invadir as nossas fronteiras.

- Miquéias 5:6

Referências bibliográficas:

  • HENRY, Matthew. Comentário Bíblico - Antigo Testamento, Volume 1: Gênesis a Deuteronômio. CPAD, 2015.
  • JOSEFO, Flávio. Antiguidades judaicas. Seleções de Flávio Josefo. São Paulo: Edameris, 1974.
  • JOSEFO, Flávio. História dos hebreus. Clube de Autores, 2018.
  • WALTKE, Bruce K.; FREDERICKS, Cathi. Comentários do Antigo Testamento: Gênesis. São Paulo: Cultura Cristã, 2010.
  • WALTON, John H. et al. Comentário Bíblico Atos: Antigo Testamento. Editora Atos, 2003.

Veja também: