Quem foi Ninrode?

A Bíblia diz que Ninrode foi o primeiro homem poderoso na terra. Ele foi bisneto de Noé. Pouco se sabe sobre a vida de Ninrode.

Depois do dilúvio, os três filhos de Noé tiveram muitos descendentes, que se espalharam pela terra. Cam, o filho mais novo de Noé, teve um filho chamado Cuxe, que gerou Ninrode (Gênesis 10:8).

Veja também: quem foi Noé?

Ninrode foi para a região de Sinear (Babilônia) e fundou várias cidades antigas. Depois, ele seguiu para a região da Assíria, onde fundou Nínive e outras cidades. Mesmo muito tempo depois a Assíria ainda era conhecida como “a terra de Ninrode” (Miquéias 5:6).

O reino de Ninrode provavelmente foi o primeiro reino da terra depois do dilúvio. Por causa disso, ele ficou conhecido como o primeiro homem poderoso da terra. Ninrode também era famoso por ser um caçador valente. Sua valentia se tornou um provérbio. Uma pessoa muito valente era “valente como Ninrode” (Gênesis 10:9-12).

Ninrode construiu a torre de Babel?

A Bíblia não diz que Ninrode construiu a torre de Babel. A construção da torre aconteceu em Sinear, a mesma região onde Ninrode fundou várias cidades (Gênesis 11:2-4). No entanto, a Bíblia não faz nenhuma ligação entre Ninrode e a torre de Babel.

A torre de Babel pode ter sido construída antes, durante ou depois do tempo de Ninrode. A Bíblia não diz exatamente quando foi, portanto qualquer ligação com Ninrode é apenas especulação.

Veja aqui: o que era a torre de Babel?

Ninrode foi bom ou ruim?

A Bíblia não diz se Ninrode foi um homem bom ou ruim. Apenas diz que ele foi um caçador valente que se tornou poderoso e fundou várias cidades. A Bíblia tem exemplos tanto de homens valentes que foram bons, como Davi, quanto de valentes que foram ruins, como Saul. O poder de Ninrode e sua habilidade para caçar não nos informam sobre seu caráter moral.

Existem várias lendas e teorias sobre Ninrode, que surgiram muitos séculos mais tarde, mas nenhuma tem base bíblica nem histórica. Devemos tomar cuidado com essas histórias, porque não estão na Bíblia, logo podem estar erradas.