Quem foi Ninrode?

Ninrode era filho de Cuxe, neto de Cam e bisneto de Noé. O nome Ninrode - Nimrod ou Nenrode - significa “rebelde”, se rebelar”.

Segundo a Bíblia, Ninrode foi o primeiro homem poderoso na terra (Gênesis 10:8; Gênesis 9:20).

Depois do dilúvio, os três filhos de Noé tiveram muitos descendentes que se espalharam pela terra. Cam, o filho mais novo de Noé, teve um filho chamado Cuxe, que gerou Ninrode.

Veja também: quem foi Noé?

Ninrode na Bíblia

Apesar de Ninrode ser citado na Bíblia como o primeiro homem poderoso na terra, há poucas informações comprovadas sobre a sua vida e a sua história.

A Bíblia nos revela é que Ninrode era um valente caçador, daí a expressão "Valente como Nin­rode­" (Gênesis 10:9). Naquela época a caça também estava associada a guerra, o que aponta que Ninrode era um homem que derramava sangue, forte, valente, que conquistava e não apenas caçava animais.

O reino de Ninrode provavelmente foi o primeiro reino da terra depois do dilúvio. Por causa disso, ele ficou conhecido como o primeiro homem poderoso da terra. Ninrode foi para a região de Sinear (Babilônia) e fundou várias cidades antigas (Babel, Ereque, Acade, e Calné). Depois, ele seguiu para a região da Assíria, onde fundou Nínive e outras cidades. Mesmo muito tempo depois a Assíria ainda era conhecida como “a terra de Ninrode” (Miquéias 5:6).

Ninrode e Semíramis

A história de Semíramis não aparece na Bíblia. Mas, segundo a tradição judaica, Semíramis era mãe de Ninrode e posteriormente se casaram.

Ainda segundo relatos de historiadores, Semíramis fundou várias cidades incluindo a própria Babilônia, estando assim associada à construção da Torre de Babel.

A ideia que Semíramis fundou cidades, se casou com Ninrode e teve um filho chamado Tamuz, não é bíblica, tratando-se de pura especulação.

Ninrode e a Torre de Babel

Assim como a relação amorosa com Semíramis, a Bíblia não diz que Ninrode construiu a Torre de Babel.

A construção da Torre de Babel aconteceu em Sinear, a mesma região onde Ninrode fundou várias cidades (Gênesis 11:2-4). No entanto, em nenhum momento, a Bíblia faz alguma ligação entre Ninrode e a Torre de Babel.

Esta atribuição entre Ninrode e a construção da Torre de Babel, vem da tradição judaica e foi sustentada por Flávio Josefo. Na sua obra Antiguidades Judaicas, Josefo diz que Ninrode construiu a torre como uma forma de se vingar de Deus por causa do Dilúvio.

Veja aqui: o que era a torre de Babel?

A história de Ninrode na tradição

Boa parte da fama sobre Ninrode não vem dos escritos bíblicos, mas de escritos da tradição judaica, como Talamud babilônico e estudos arqueológicos.

Alguns estudiosos buscam associar Ninrode a outros deuses babilônios e assírios da guerra e da caça, mas não há evidências comprovadas que Ninrode tenha sido uma divindade babilônica.

Embora a história de Ninrode tenha se popularizado - por causa da novela - não há nenhuma comprovação bíblica que Ninrode teria se casado com a sua própria mãe Semíramis ou teria construído a Torre de Babel.

Até o momento, nenhum desses dois pontos tem fundamento bíblico ou foram comprovados pelos estudiosos.