A torre de Babel foi uma grande torre construída na região da Babilônia por volta do ano 2420 a.C, aproximadamente 130 anos após o dilúvio. A cidade de Babel foi a primeira cidade descrita na Bíblia após o dilúvio.
Segundo a Bíblia, Babel foi construída pelos descendentes próximos de Noé (Gênesis 11:1-9). Eles construíram esta torre com o objetivo de “alcançar o céu”, tiveram soberba, orgulho e isso provocou a ira do Senhor. Interessante ver também que neste tempo, havia apenas uma língua, um modo de falar.
Significado da Torre de Babel na Bíblia
A palavra torre em hebraico é migdol, que quer dizer “torre de vigia”. A palavra babel, derivada da origem bavél, quer dizer “portão de Deus”. Uma outra curiosidade a respeito da palavra babel é que, na raiz da derivação desta palavra, está balal, que quer dizer “confusão, misturar”.
Na Bíblia, curiosamente, não aparece a expressão “torre de babel”. É usado de maneira popular para fazer menção à torre da cidade de Babel.
Mas o verdadeiro significado, tanto da torre como da cidade de Babel é que, ambos representam a ambição humana desde os primórdios da civilização.
A mensagem que se destaca, ao analisar este episódio, é o fato da Torre de Babel ser o cenário do juízo do Senhor para aquele povo, ao mudar e confundir a questão das línguas, iniciando assim a dispersão do povo por várias regiões geográficas e, como consequência, surgimento de várias culturas e vários idiomas.
Localização da Torre de Babel da Bíblia
Não temos certeza da localização exata, no entanto, o argumento mais comum da parte dos estudiosos da Bíblia aponta que a construção da torre teria sido, em uma planície, entre os rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia, (Iraque), pois dizem que esta era uma região estratégica e muito fértil.
A fundação da cidade
Ninrode foi o primeiro homem poderoso na terra (Gênesis 10:8), era bisneto de Noé. Ele, durante seu reinado, fundou várias cidades, entre elas, Babel. O mais provável é que, Babel, tenha sido a primeira base de governo de Ninrode, onde iniciou seu reinado. E, curiosamente, ele foi o primeiro líder político-religioso descrito na Bíblia, após o dilúvio.
A construção da torre
Não podemos afirmar com toda a certeza que Ninrode construiu a torre de Babel. A construção da torre aconteceu em Sinear, a mesma região onde Ninrode fundou várias cidades (Gênesis 11:2-4). Ainda assim, na Bíblia, não há nenhuma ligação entre Ninrode e a torre de Babel.
Que língua era falada antes da confusão de línguas?
Não há comprovações de qual, era de fato, a língua falada naquele época, antes da dispersão e confusão de línguas. Mas, alguns estudiosos defendem que o idioma era o hebraico.
Por fim, podemos ressaltar três pontos importantes, deste episódio da Torre de Babel, que podemos considerar que não foi do agrado do Senhor, provocando sua ira:
- Orgulho: “Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra” (Gênesis 11:4). Pensamento egoísta, apenas na glória própria;
- Rebeldia: “…e não seremos espalhados pela face da terra” (Gênesis 11:4). O que o Senhor disse foi exatamente o oposto (Gênesis 1:28; Gênesis 9:1);
- Idolatria: A torre de Babel, marcou o início da idolatria. Um detalhe interessante é que a astrologia teve início na Babilônia (cidade de Babel). Alguns templos ainda existem em Ur e Ereque, na região de Sinear. São de tijolos queimados, como os que foram usados na construção da torre de Babel (Gênesis 11:3). Portanto, idolatria também esteve presente desde os primórdios da civilização.
Veja também: Por que Deus confundiu as línguas?