Torre de Babel: O Que é? Qual seu significado?

A torre de Babel foi uma grande torre construída na região da Babilônia por volta do ano 2420 a.C, aproximadamente 130 anos após o dilúvio. A cidade de Babel foi a primeira cidade descrita na Bíblia após o dilúvio. Foi construída pelos descendentes próximos de Noé (Gênesis 11:1-9). Eles construíram esta torre com o objetivo de “alcançar o céu”, tiveram soberba, orgulho e isso provocou a ira do Senhor. Interessante ver também que neste tempo, havia apenas uma língua, um modo de falar.

Qual o significado da Torre de Babel?

A palavra torre em hebraico é migdol, que quer dizer “torre de vigia”. A palavra babel, derivada da origem bavél, quer dizer “portão de Deus”. Uma outra curiosidade a respeito da palavra babel é que, na raiz da derivação desta palavra, está balal, que quer dizer “confusão, misturar”.

Na Bíblia, curiosamente, não aparece a expressão “torre de babel”. É usado de maneira popular para fazer menção à torre da cidade de Babel.

Mas o verdadeiro significado, tanto da torre como da cidade de Babel é que, ambos representam a ambição humana desde os primórdios da civilização.

A mensagem que destaca-se, ao analisar este episódio, é o fato da Torre de Babel ser o cenário do juízo do Senhor para aquele povo, ao mudar e confundir a questão das línguas, iniciando assim a dispersão do povo por várias regiões geográficas e, como consequência, surgimento de várias culturas e vários idiomas.

Qual a sua localização?

Não temos certeza da localização exata, no entanto, o argumento mais comum da parte dos estudiosos da Bíblia aponta que a construção da torre teria sido, em uma planície, entre os rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia, (Iraque), pois dizem que esta era uma região estratégica e muito fértil.

Mapa

A fundação da cidade

Ninrode foi o primeiro homem poderoso na terra (Gênesis 10:8), era bisneto de Noé. Ele, durante seu reinado, fundou várias cidades, entre elas, Babel. O mais provável é que, Babel, tenha sido a primeira base de governo de Ninrode, onde iniciou seu reinado. E, curiosamente, ele foi o primeiro líder político-religioso descrito na Bíblia, após o dilúvio.

Quem foi Ninrode?

E a torre?

Não podemos afirmar com toda a certeza que Ninrode construiu a torre de Babel. A construção da torre aconteceu em Sinear, a mesma região onde Ninrode fundou várias cidades (Gênesis 11:2-4). Ainda assim, na Bíblia, não há nenhuma ligação entre Ninrode e a torre de Babel.

Que língua era falada antes da confusão de línguas?

Não há comprovações de qual, era de fato, a língua falada naquele época, antes da dispersão e confusão de línguas. Mas, alguns estudiosos defendem que o idioma era o hebraico.

Por que Deus confundiu as línguas?

Por fim, podemos ressaltar três pontos importantes, deste episódio da Torre de Babel, que podemos considerar que não foi do agrado do Senhor, provocando sua ira:

  • Orgulho: “Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra” (Gênesis 11:4). Pensamento egoísta, apenas na glória própria;
  • Rebeldia: “…e não seremos espalhados pela face da terra” (Gênesis 11:4). O que o Senhor disse foi exatamente o oposto (Gênesis 1:28; Gênesis 9:1);
  • Idolatria: A torre de Babel, marcou o início da idolatria. Um detalhe interessante é que a astrologia teve início na Babilônia (cidade de Babel). Alguns templos ainda existem em Ur e Ereque, na região de Sinear. São de tijolos queimados, como os que foram usados na construção da torre de Babel (Gênesis 11:3). Portanto, idolatria também esteve presente desde os primórdios da civilização.
Pintura Torre de Babel
Interpretação de Marten van Valckenborch sobre a torre de babel