O que a Bíblia diz sobre aniversário?

A Bíblia não fala sobre aniversário mas diz que o dia do nascimento é um dia muito importante. O povo de Israel celebrava ocasiões importantes, para lembrar o que tinha acontecido e agradecer a Deus. A Bíblia não condena nem aprova festas de aniversário.

A Bíblia relata alguma festa de aniversário?

Sim, a Bíblia fala de dois aniversários. O primeiro foi o aniversário do faraó, quando José estava no Egito. Nesse dia, o faraó perdoou seu copeiro mas matou seu padeiro, como José tinha predito (Gênesis 40:20-22). O outro aniversário foi de Herodes, no tempo de Jesus. Durante a festa, Herodes mandou decapitar João Batista na prisão (Mateus 14:6-10). Nos dois casos o importante é o que aconteceu, não o fato de ter acontecido num aniversário.

Embora não fale sobre outros aniversários, era costume fazer festa quando uma criança nascia, para celebrar a nova vida e agradecer a Deus. Jesus foi apresentado no templo quando nasceu, como parte dessa celebração. Quando um menino completava doze anos era uma data importante porque já tinha idade para entrar no templo. Ter muitos anos de vida era considerado uma honra, porque a vida é uma bênção de Deus.

Descubra aqui: o que a Bíblia diz sobre gratidão?

Fazer festa de aniversário é errado?

Não, fazer festa de aniversário não é errado. É bom agradecer a Deus pela vida que Ele nos dá. Uma forma bíblica de louvar a Deus é fazendo festa e se alegrando! (Filipenses 4:4) Deus instituiu festas.

Uma festa de aniversário também é uma boa oportunidade para mostrar amor e carinho ao aniversariante e passar tempo com essa pessoa. Isso não é vaidade nem exaltar a pessoa acima de Deus. Cada pessoa é importante para Deus e é bom lembrar-lhes isso às vezes.

Veja aqui: segundo a Bíblia o que é vaidade?

Claro que a festa não deve ser desculpa para cometer excessos e pecar. Podemos ter festas muito alegres e divertidas sem desagradar a Deus. Até a forma como nos alegramos sem pecar pode ser um testemunho para quem não crê.

Se uma pessoa não quer fazer festa, também não tem problema. A Bíblia não exige nem proíbe. Cada um pode ter sua opinião mas não deve condenar quem tem tem outra visão sobre o assunto (Romanos 14:13). Fazendo festa ou não, devemos dar glória a Deus (Romanos 14:5-6).

Veja também: cristãos devem celebrar o Natal?

Festas de aniversário têm elementos pagãos?

Algumas coisas das festas de aniversário têm origens pagãs mas seu significado pagão se perdeu com o tempo. Se você dá a glória a Deus e não aos deuses pagãos quando celebra o aniversário, o antigo significado já não tem valor. O importante é seu novo significado. A cruz era um símbolo de tortura mas Jesus a transformou em um símbolo de esperança!