Tatuagem é pecado?

Tatuagem é pecado quando o motivo para fazer é errado. Fazer ou não fazer uma tatuagem é uma decisão que cada crente deve tomar de acordo com sua própria consciência, pedindo sabedoria a Deus.

O único versículo que fala diretamente sobre tatuagem é Levítico 19:28. Podemos entender desse versículo que é pecado fazer tatuagem para cultuar os mortos ou como participação em qualquer tipo de ritual pagão.

Veja mais aqui: o que a Bíblia diz sobre tatuagem?

Deus quer que cuidemos de nossos corpos (1 Coríntios 6:20). Uma tatuagem é uma coisa permanente, pense bem antes de decidir fazer. Faça algumas perguntas:

  • Essa tatuagem honra a Deus? Evite mensagens ou símbolos anti-bíblicos.
  • O processo é seguro? Evite métodos de tatuagem duvidosos, que podem causar infeções.
  • Vai ter consequências negativas em minha vida? Em algumas situações tatuagens podem ser motivo de exclusão social ou de perda de emprego.
  • Vai ser um bom ou um mau testemunho? Se passar a mensagem errada, não faça.
  • Minha consciência permite? Se sua consciência não permitir, não faça! - Romanos 14:22-23

Muitas coisas se tornam pecado por causa da motivação por trás. A tatuagem em si poderá não ser ruim mas a intenção é mais importante. Dois motivos errados para fazer tatuagem são:

  1. Por rebeldia – não faça para irritar ou escandalizar outras pessoas. Se você não é adulto, não faça sem a aprovação dos pais – Efésios 6:1-3
  2. Para se exibir – sua preocupação não deve ser conseguir atenção com seu aspecto – 1 Pedro 3:3-4

Veja também: o que a Bíblia diz sobre usar brincos?

Já fiz uma tatuagem, o que faço?

Se você fez uma tatuagem mas se sente convicto que foi errado, peça perdão a Deus. Deus perdoa todos que se arrependem (1 João 1:9). A tatuagem não vai desaparecer mas Deus se preocupa mais com seu coração.

Se você tem possibilidade, existem alguns tratamentos para remover tatuagens. Mas esse processo é caro e pode não remover totalmente. Se você se arrependeu não fique preocupado, Deus lhe perdoou.