O que a Bíblia diz sobre tatuagem?

A Bíblia fala sobre tatuagem apenas uma vez, no livro de Levítico:

"Não façam cortes no corpo por causa dos mortos nem tatuagens em vocês mesmos. Eu sou o Senhor". - Levítico 19:28

A passagem em Levítico revela uma proibição muito particular para o povo de Israel. Como várias outras proibições (como sobre o que comer, ou vestir, por exemplo) esta tinha o objetivo de separar o povo de Deus dos outros povos e não é diretamente aplicável a nós hoje. Mas deve nos fazer pensar.

Veja aqui: tatuagem é pecado?

Crente pode ou não pode fazer tatuagem?

O novo testamento não aborda diretamente a questão das tatuagens. Hoje o cristão está sob a nova aliança, e portanto tudo lhe é permitido, mas nem tudo lhe convém (1 Coríntios 6:12). É aí que cada um deve analisar seus motivos e perguntar a si mesmo: "De que maneira estarei exaltando a Cristo fazendo uma tatuagem?".

Lembre o que Paulo disse em 1 Coríntios 10:31:

"Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus."

Se você conseguir responder à pergunta "É possível eu fazer uma tatuagem para a glória de Deus?", e o Espírito Santo lhe der uma consciência tranquila sobre o que está fazendo, você é livre para fazer uma tatuagem.

Recorde também que existem várias passagens que nos dizem que o corpo do cristão é algo especial, que deve ser tratado com respeito e que é o templo do Espírito Santo como 1 Coríntios 6:19.

Uma tatuagem é uma coisa permanente (ou quase - remoções são processos muitas vezes caros, dolorosos e ineficazes). Por isso, pense muito bem antes de tomar a decisão de fazer uma tatuagem.

Se você pertence a uma igreja, fale com o seu pastor, ou alguém da liderança, que pode te orientar nessa decisão em conformidade com sua denominação.

Veja também: o que a Bíblia diz sobre homem usar brinco? É pecado?

Já fiz uma tatuagem, e agora?

Em nenhum lugar a Bíblia diz que fazer tatuagem é um pecado imperdoável. Se você fez tatuagem, antes ou depois de se converter, e sentiu convicção da parte do Espírito Santo de que foi um erro, você recebe perdão ao confessar isso. Não precisa se martirizar, Cristo já morreu por você.

"Quem encobre seus pecados jamais prospera, mas quem confessa e os abandona alcança a misericórdia." (Provérbios 28:13)